Municípios

IMA aponta cinco trechos de praias impróprios para banho em Alagoas

Relatório também aponta rios com restrições e recomenda cuidados após períodos de chuva

Por Redação 12/09/2026 17h05
IMA aponta cinco trechos de praias impróprios para banho em Alagoas
Trechos de Pajuçara e Jatiúca estão entre os pontos reprovados - Foto: Reprodução

Cinco trechos de praias foram classificados como impróprios para banho em Alagoas no relatório mais recente do Instituto do Meio Ambiente (IMA). Os pontos ficam em Maceió e Maragogi, enquanto a maior parte do litoral monitorado apresentou condições adequadas.

Na capital, as restrições atingem um trecho da Praia da Pajuçara, na Avenida Dr. Antônio Gouveia, em frente ao Restaurante Parmegiano, e outro da Praia da Jatiúca, na Avenida Álvaro Otacílio, em frente ao Hotel Maceió Atlantic.

Dos 20 pontos avaliados na região de Maceió, três foram classificados como impróprios, considerando as duas praias e o Rio Pratagy, na ponte da AL-101 Norte.

Os demais trechos monitorados na capital foram considerados próprios, incluindo pontos do Pontal da Barra, Avenida, Pajuçara, Ponta Verde, Cruz das Almas, Jacarecica, Guaxuma, Garça Torta, Mirante da Sereia e Ipioca.

Maragogi concentra restrições no Litoral Norte


No Litoral Norte, os três pontos de praia considerados impróprios ficam em Maragogi. Eles estão localizados em frente às fozes dos rios Salgado, Maragogi e Persinunga.

Outros pontos monitorados na região apresentaram condições próprias para banho, incluindo praias de Paripueira, Sonho Verde, Barra de Santo Antônio, Barra de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Porto da Rua, Patacho, Lages, Porto de Pedras e Japaratinga.

Em Maragogi, também foram classificados como próprios os trechos de São Bento, Barra Grande, Burgalhau, Antunes, Ponta de Mangue e Peroba. O Rio Tatuamunha, na região do Projeto Peixe-Boi, também apresentou resultado adequado.

Ao todo, 25 pontos foram avaliados no Litoral Norte, dos quais 22 foram considerados próprios e três impróprios.

Litoral Sul tem praias próprias


No Litoral Sul, nenhuma das praias monitoradas apresentou classificação imprópria. Entre os locais considerados próprios estão Pontal do Peba, Feliz Deserto, Miaí de Baixo, Miaí de Cima, Pontal de Coruripe, Lagoa do Pau, Duas Barras, Lagoa Azeda, Gunga, Barra de São Miguel, Francês e Praia do Saco.

A única restrição registrada na região foi no Rio Niquim, em Barra de São Miguel, em um ponto situado a cerca de 300 metros da foz. Outro trecho do rio, localizado na ponte da AL-101 Sul, foi considerado próprio.

Recomendações do IMA


O relatório nº 36/2026 foi emitido na quinta-feira (11), com base em coletas realizadas nos dias 8 e 9 de setembro. A classificação segue os critérios estabelecidos pela Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

O IMA recomenda que os banhistas evitem áreas diretamente influenciadas por rios, canais e córregos, especialmente nas 24 horas seguintes à ocorrência de chuvas, período em que aumenta a possibilidade de contaminação por matéria de origem fecal.

O órgão também orienta que a água do mar não seja ingerida, principalmente por crianças.