Municípios
Defesa Civil de Maceió e Ufal firmam acordo para prever chuvas severas
Parceria amplia monitoramento e fortalece ações de proteção à população
A Defesa Civil de Maceió assinou um acordo de cooperação técnica com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para aprimorar o acompanhamento e a previsão de eventos climáticos extremos, como enchentes, estiagens e fortes chuvas.
Com a parceria, haverá troca de dados meteorológicos, hidrológicos e geológicos, além do desenvolvimento de pesquisas aplicadas e produtos operacionais voltados para a emissão de alertas mais precisos. O objetivo é reduzir riscos e garantir maior segurança à população.
Segundo Hugo Carvalho, coordenador do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil, o acesso ao radar meteorológico da Ufal permitirá análises mais detalhadas sobre a dinâmica das chuvas na capital. “Essa parceria é um avanço para nossa cidade, pois vamos refinar nosso monitoramento e fortalecer nossas ações de prevenção”, afirmou.
A Defesa Civil também será base para a instalação de um disdrômetro, equipamento que mede a distribuição de gotas de chuva e ajuda a compreender melhor os fenômenos climáticos.
Além disso, a instituição já havia firmado outro acordo com a Ufal para estudos em áreas afetadas pelo afundamento do solo provocado pela mineração, ampliando o suporte técnico-científico às ações de monitoramento.


