Municípios

Cidade de Piranhas decreta emergência após temporal causar destruição

Cidade registrou em dois dias o dobro da chuva prevista para março

Por Redação 02/03/2026 16h04 - Atualizado em 02/03/2026 16h04
Cidade de Piranhas decreta emergência após temporal causar destruição
Cidade de Piranhas decreta emergência após temporal causar destruição - Foto: Reprodução

O município de Piranhas, localizado no Sertão de Alagoas, declarou situação de emergência nesta segunda-feira (2) depois de enfrentar chuvas intensas que, em apenas dois dias, ultrapassaram 80 milímetros, o dobro do esperado para todo o mês de março.

A Defesa Civil Estadual informou que uma mulher morreu, um homem segue desaparecido e ao menos 20 moradores precisaram deixar suas casas. O temporal provocou alagamentos em áreas urbanas, destruiu a ponte que liga Piranhas a Canindé do São Francisco, em Sergipe, e comprometeu parte da rodovia AL-225 na região de Xingó.

Com o decreto, a administração municipal poderá solicitar recursos, contratar serviços emergenciais e pedir apoio ao Governo Federal. A medida é adotada quando a capacidade de resposta local não é suficiente para enfrentar os impactos de desastres naturais.

O alerta meteorológico foi elevado para nível vermelho, indicando risco de novos episódios de chuva forte. Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, a instabilidade é causada por um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, fenômeno que deve manter pancadas intensas, ventos fortes e trovoadas até quarta-feira (4).

Há possibilidade de novos alagamentos, deslizamentos e aumento do nível de riachos em diferentes regiões do estado, incluindo Sertão, Agreste e Zona da Mata. Enquanto isso, Piranhas contabiliza os prejuízos e se prepara para enfrentar mais dias de instabilidade.