Municípios
Granizo cai em interior de AL e surpreende zona rural
Vídeos mostram pedras de gelo durante chuva na Quarta-feira de Cinzas
Uma chuva de granizo surpreendeu moradores da zona rural de Cacimbinhas na tarde da última Quarta-feira de Cinzas (18). O fenômeno foi registrado em vídeo e rapidamente repercutiu nas redes sociais.
As imagens mostram pequenas pedras de gelo caindo durante a chuva, cenário incomum na região. Moradores relataram que o episódio durou poucos minutos, mas foi suficiente para chamar a atenção de quem estava ao ar livre.
Houve registro do fenômeno no Sítio Bela Vista, nas proximidades do povoado Minador do Lúcio. Agricultores e famílias que vivem na área rural disseram ter ficado surpresos com a intensidade da precipitação.
Apesar do susto, não há informações sobre danos materiais ou feridos. A ocorrência foi pontual e associada a uma instabilidade atmosférica típica do período chuvoso.
Como se forma o granizo
A chuva de granizo — também chamada de saraivada — ocorre durante tempestades formadas por nuvens do tipo cumulonimbus, que apresentam grande desenvolvimento vertical.
Dentro dessas nuvens, fortes correntes de ar elevam gotas de água para camadas mais frias da atmosfera, onde a temperatura está abaixo de 0 °C. Nessas condições, as gotas congelam e passam a acumular novas camadas de gelo.
Quando o peso das pedras supera a força das correntes ascendentes, elas caem em direção ao solo. O episódio registrado em Cacimbinhas reforça a variabilidade climática comum nesta época do ano no interior de Alagoas.


