Municípios

Nova etapa de cadastramento para usuários do Canal do Sertão iniciará em fevereiro

A etapa deve ser aderida por donos de terra interessados a partir de 2 de fevereiro

Por Redação com Assessoria 30/01/2026 15h03 - Atualizado em 30/01/2026 16h04
Nova etapa de cadastramento para usuários do Canal do Sertão iniciará em fevereiro
Casal é responsável pela administração do Canal do Sertão em Alagoas - Foto: Reprodução/ SEMARH

A nova fase de cadastro para usuários das águas do Canal Adutor do Sertão Alagoano, o Canal do Sertão, terá início no dia 2 de fevereiro. Os interessados pelo uso das águas deverão comparecer no posto de atendimento da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) na Central Já do Shopping da Vila, onde poderão realizar o cadastro para que haja autorização do recurso natural.

Este procedimento é imprescindível para que não haja desequilíbrio no sistema, organizando, assim, o uso do recurso hídrico. Aqueles que se cadastraram anteriormente na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) também precisam realizá-lo.

Já as pessoas que participaram das etapas de cadastro promovidas pela Casal anteriormente não necessitam refazê-lo.

Com o Decreto 102.168, publicado em abril de 2025, a Casal assumiu a administração do Canal do Sertão em Alagoas. Com isso, cabe à Companhia garantir o uso correto, analisar autorizações e fazer eventuais cobranças. Até então, foram entregues 123 quilômetros, beneficiando cerca de 1.600 famílias entre Delmiro Gouveia e São José da Tapera.

Com a conclusão das obras do trecho 5, as águas do Velho Chico chegarão aos municípios de Monteirópolis e Olho D’Água das Flores.

Atendimento

O atendimento acontecerá das 8h às 17h na Central Já do Shopping da Vila, em Delmiro Gouveia, de segunda a sexta-feira, dos dias 2 a 13 de fevereiro.

A Casal alerta que o cadastro é obrigatório para todos os usuários que retiram água do Canal do Sertão. É necessário portar um documento de identidade; CPF; e documentação do imóvel. Cadastramento deve ser efetuado pelos proprietários de terra interessados a partir de 2 de fevereiro.

Aqueles já cadastrados pela Semarh também devem levar o Termo de Autorização de Uso e o Número do Lacre.