Municípios
Governo Federal entrega Unidades Odontológicas Móveis a 17 municípios nesta sexta (22)
A solenidade será realizada a partir das 10h30, no bairro Santa Amélia, em Maceió, e contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva
O Governo Federal, em parceria com o Estado de Alagoas, entrega nesta sexta-feira (23) Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) a 17 municípios alagoanos. A solenidade será realizada a partir das 10h30, no bairro Santa Amélia, em Maceió, e contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do governador Paulo Dantas.
Durante o evento, os prefeitos dos municípios contemplados receberão as chaves das novas unidades diretamente do presidente Lula. As UOMs integram o programa Brasil Sorridente, do Governo Federal, voltado à ampliação do atendimento odontológico em áreas remotas e de difícil acesso, como parte do Novo PAC Saúde.
Serão beneficiados os municípios de Arapiraca, Batalha, Campo Grande, Coqueiro Seco, Estrela de Alagoas, Maribondo, Monteirópolis, Olho D’Água do Casado, Olivença, Palmeira dos Índios, Piranhas, Santana do Ipanema, Santana do Mundaú, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Teotônio Vilela e União dos Palmares.
Para a coordenadora do Programa Estadual de Saúde Bucal, Lisiane Torres, as UOMs são essenciais para fortalecer o atendimento especializado. “Essa entrega representa um avanço significativo para a saúde bucal no nosso estado. As UOMs ampliam o acesso da população aos serviços odontológicos, garantindo mais dignidade, cuidado e qualidade de vida”, destacou.
Equipamentos
Cada Unidade Odontológica Móvel é equipada com cadeira odontológica completa, aparelho de raios-x, ar-condicionado, frigobar, exaustor, gerador de energia, canetas de alta e baixa rotação, fotopolimerizador, entre outros equipamentos essenciais para garantir a qualidade do atendimento odontológico à população.
As UOMs são operadas por equipes de saúde bucal, compostas por cirurgião-dentista e auxiliar ou técnico em saúde bucal. Quando necessário, os pacientes podem ser encaminhados para continuidade do tratamento em serviços especializados, como os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs).


