Municípios
Seminfra avança em obra de drenagem na Ladeira do Catolé, entre Satuba e Maceió
Intervenções incluem instalação de tubulação e construção de escada hidráulica para conter erosões
A Secretaria de Infraestrutura de Maceió (Seminfra) segue com as obras de drenagem iniciadas em outubro de 2025 na região da Ladeira do Catolé, localizada na BR-316, entre os municípios de Satuba e Maceió. O objetivo é implantar um sistema capaz de direcionar as águas pluviais que se acumulam no trecho e provocam erosões recorrentes.
O projeto prevê a escavação de poços de visita e a instalação de cerca de 600 metros de tubulação, que irão coletar e conduzir a água da chuva. A perfuração do solo está sendo feita pelo método não destrutivo, permitindo que os tubos passem por baixo da rodovia sem comprometer o tráfego.
Nesta semana, também foi iniciada a escavação para a construção de uma escada hidráulica, estrutura em degraus que controla o fluxo da água em áreas inclinadas, reduzindo riscos de alagamentos e novos processos erosivos.
Segundo o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Rodrigo Cunha, as intervenções vão garantir maior segurança para o entorno da rodovia. “A água será conduzida de forma eficiente, evitando danos estruturais e erosões no solo”, destacou.
Ação conjunta com o Dnit
Paralelamente, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) executa serviços de contenção na mesma região. Entre as medidas estão o aterramento de áreas afetadas por voçorocas, erosões severas que formam grandes crateras, e a estabilização dos taludes laterais da BR-316.
A previsão é que os trabalhos realizados em conjunto pela Prefeitura de Maceió e pelo Dnit sejam concluídos até maio de 2026.


