Municípios

Municípios podem aderir ao Programa de Gestão do Transporte Escolar para 2026

Seduc inicia processo de adesão ao Geite e detalha critérios, prazos e valores de repasse

Por Redação* 14/01/2026 09h09
Municípios podem aderir ao Programa de Gestão do Transporte Escolar para 2026
Adesão ao Geite assegura repasse por aluno e fortalece a oferta de transporte escolar no interior - Foto: Assessoria

A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) iniciou o período de adesão dos municípios ao Programa de Gestão Integrada do Transporte Escolar (Geite) para o ano letivo de 2026. As orientações sobre o procedimento constam na Portaria nº 1.462/2026, publicada no Diário Oficial do Estado de Alagoas (DOE) da última sexta-feira (09), disponível no endereço.

Por meio do Geite, a Seduc realiza o repasse de recursos financeiros aos municípios alagoanos para a oferta do transporte escolar destinado a estudantes da rede estadual. Conforme estabelece o artigo 2º da portaria, o benefício é direcionado aos alunos que “residam no interior do estado a uma distância igual ou superior a 2 km (dois quilômetros) da sua unidade escolar, salvo situações que for identificado risco de vida e áreas de vulnerabilidade social”.

Para formalizar a adesão, os municípios interessados devem encaminhar a documentação exigida na portaria à Gerência Especial de Gestão Integrada do Transporte Escolar (Gegite), por meio do e-mail [email protected].



Os valores do repasse variam entre R$ 1.285,20 e R$ 1.836 por aluno ao ano, considerando um total de 200 dias letivos. Dúvidas e informações adicionais podem ser obtidas junto à Gegite, utilizando o mesmo endereço eletrônico informado.

*Com informações da Assessoria