Municípios

Em Maceió, Vamu Mobilidade inicia cadastro e recadastro do cartão escolar para 2026

Estudantes têm até 31 de março para garantir o benefício do Passe Livre

Por Redação 29/12/2025 14h02 - Atualizado em 29/12/2025 14h02
Em Maceió, Vamu Mobilidade inicia cadastro e recadastro do cartão escolar para 2026
Em Maceió, Vamu Mobilidade inicia cadastro e recadastro do cartão escolar para 2026 - Foto: Divulgação

O Vamu Mobilidade inicia no dia 2 de janeiro de 2026, primeiro dia útil do ano, o período de cadastro e recadastro do cartão Vamu Escolar, que assegura aos estudantes o benefício do Passe Livre. Os procedimentos poderão ser realizados até 31 de março.

Para quem solicita o cartão pela primeira vez, é necessário apresentar o formulário de cadastro disponível no site do Vamu, assinado e carimbado pela instituição de ensino, além de RG, CPF, comprovante de residência atualizado, foto 3x4 e pagar taxa de R$ 18.

Já os estudantes que já possuem o cartão devem realizar o recadastro, apresentando o formulário atualizado, o cartão escolar, documentos pessoais e comprovante de residência. Também será feita a atualização da biometria facial. A taxa para o recadastro é de R$ 9.

As instituições de ensino têm até 28 de fevereiro para enviar os dados dos alunos ao sistema.

O cadastro e recadastro podem ser feitos presencialmente nos postos de atendimento do Vamu em Maceió, como a sede na Rua Buarque de Macedo e terminais de ônibus em bairros como Benedito Bentes, Colina, Cruz das Almas, Eustáquio Gomes, Salvador Lyra e Trapiche. Outra opção é o aplicativo Vamu Escolar, disponível para Android e iOS, que permite o envio dos documentos e uma selfie atualizada diretamente pelo celular.

De acordo com portaria publicada pelo Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), cada estudante cadastrado tem direito a 80 viagens mensais, sendo 44 gratuitas e 36 com desconto de 50% na tarifa vigente.