Municípios
Delmiro Gouveia atinge 100% das metas de vigilância em saúde e garante repasse federal
Município é um dos três em Alagoas a alcançar a totalidade dos objetivos do PQA-VS 2024, recebendo mais de R$ 34 mil em recursos da União
O município de Delmiro Gouveia, no sertão de Alagoas, alcançou 100% das 12 metas pactuadas na Fase de Avaliação do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS) de 2024. O feito coloca a cidade entre as três únicas do estado a atingir todos os objetivos do programa, garantindo um repasse federal de R$ 34.347,16 ao Fundo Municipal de Saúde.
O resultado foi oficializado pela Portaria GM/MS nº 8.476, de 20 de outubro de 2025, que detalha os valores e reconhece o desempenho do município.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o resultado é fruto do trabalho integrado e dedicado das equipes de vigilância.
“Parabenizamos publicamente a todos os envolvidos. Este resultado demonstra a excelência e a integração da nossa equipe, que trabalhou de forma incansável para assegurar o cumprimento de todos os objetivos do PQA-VS”, destacou a gestão em nota.
Com o cumprimento integral das metas, Delmiro Gouveia se habilita a receber o valor integral do repasse federal, que será aplicado em ações de vigilância, prevenção e fortalecimento dos serviços de saúde pública.
A conquista reforça o compromisso da gestão municipal com a qualidade e a eficiência dos serviços de saúde, consolidando o município como referência em políticas de vigilância e promoção da saúde em Alagoas.
*Com informações da Assessoria


