Municípios

Grupo realiza pedalada em conscientização ao câncer de mama em Maceió

Apesar de simbólico, o gesto serve para relembrar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce

Por Ana Beatriz Elias* 22/10/2025 20h08
Grupo realiza pedalada em conscientização ao câncer de mama em Maceió
Ação aconteceu em Maceió - Foto: Reprodução

​​​​​​​Uma cena marcante tomou conta das ruas da capital alagoana na noite da última quarta-feira (22), na Avenida Juca Sampaio, em frente ao Colégio Adventista, no Barro Duro. Um grupo de ciclistas realizou uma pedalada segurando balões cor de rosa em alusão ao Outubro Rosa, mês da prevenção e do combate ao câncer de mama.

Apesar de simbólico, o gesto serve para relembrar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. O câncer de mama é considerado o tipo mais comum entre mulheres, com 66,54 novos casos a cada 100 mil, e a primeira causa de morte por câncer mais comum, segundo o Ministério da Saúde. Homens também podem ser vítimas da doença. 

O exame do toque é a primeira etapa do diagnóstico. De acordo com o Ministério da Saúde, qualquer nódulo mamário em mulheres com mais de 50 anos ou em mulheres de mais de 30 anos que persistem por mais de um ciclo menstrual são sinais de alerta e a recomendação é procurar um médico especialista o mais rápido possível.

Outro importante aliado da prevenção é o exercício físico, como a pedalada. De acordo com estudo realizado em 2022 por cientistas da Universidade de Charles, na República Tcheca, mulheres que praticam exercícios físicos três vezes por semana têm até 38% menos chance de manifestarem tumores na mama.

Aliar a prática com o simbolismo é um alerta sensível e importante a todos.

*Estagiária sob supervisão