Municípios
IMC/AL promove o incentivo da ação infantil na proteção da natureza maceioense
Crianças participaram de ação de prevenção ao desastre do meio ambiente
Na manhã desta quarta-feira (22), crianças participantes da 4ª edição do Botânico Mirim fizeram coletas de diversas plantas em uma área de proteção permanente, localizada em Maceió. Foi uma coleta de material botânico no Parque do Horto, com o intuito de aprender na prática a função de um biólogo botânico.
Sobre o projeto:
O Botânico Mirim é um projeto realizado pelo Herbário MAC (Maceió) do IMA/AL com o propósito de sensibilizar e incentivar boas práticas ambientais desde a infância, contemplando crianças de 8 a 12 anos. Com duração de três meses, o projeto conta com diversas atividades lúdicas e imersivas com o objetivo de preparar uma geração mais interessada na preservação do meio ambiente.
Em uma trilha cheia de diversão, os pequenos se encantaram com a vegetação da Mata Atlântica, aguçando a curiosidade e construindo esse aprendizado conjunto. Para Maria Luiza, de 11 anos, a aventura ganhou forma quando percebeu a vida presente em cada lugar que observava.
“A parte mais legal foi encontrar insetos nas folhas e animais entre as árvores”, afirmou Luiza.

O colega de equipe, Matheus dos Santos, 10 anos, também gostou da atividade de coleta. “A gente achou várias plantas e conheceu tipos diferentes de árvores, foi muito interessante”, compartilhou.

A atividade integrou a programação do projeto do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), conduzido pelo Herbário MAC. A consultora ambiental, Karol Bonfim, destacou que a ação reforçou esse contato com a flora e com os conhecimentos da botânica.
“Foi um processo muito divertido. Junto às crianças, nós coletamos, prensamos e o material coletado será levado ao Herbário MAC para dar continuidade às atividades. Além disso, elas aprenderam sobre biomas e o que são áreas protegidas”, afirmou a especialista.


