Municípios

Hospital de Emergência do Agreste abre inscrições para o I Simpósio de Residências

Encontro vai acontecer em novembro no Senac de Arapiraca

Por Agência Alagoas 22/10/2025 15h03 - Atualizado em 22/10/2025 16h04
Hospital de Emergência do Agreste abre inscrições para o I Simpósio de Residências
Profissionais do Hospital de Emergência do Agreste organizam o I Simpósio Interdisciplinar do Setembro Amarelo - Foto: Tony Medeiros / Ascom HEA

O Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, está com inscrições gratuitas abertas agora para o I Simpósio de Residências, que terá como tema central “Linha de Cuidado Multiprofissional ao Paciente de Trauma”. O encontro será realizado nos dias 12 (à noite) e 13 (manhã e tarde) de novembro, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Arapiraca.

 As vagas são sem custo benefício e limitadas, e as inscrições já podem ser feitas pelo link: https://doity.com.br/i-simposio-de-residencias-do-hedh-linha-de-cuidado-multiprofissional-ao-paciente-de-trauma

 A programação está sendo organizada pelos profissionais e residentes que fazem parte da Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência, Residência Uniprofissional em Terapia Intensiva e Residência Uniprofissional em Cirurgia Bucomaxilofacial.

 A proposta, segundo a diretora-geral do Hospital de Emergência do Agreste, Bárbara Albuquerque, é compartilhar experiências e discutir práticas multiprofissionais voltadas ao atendimento ao paciente vítima de trauma. A gestora enfatizou que o simpósio visa ampliar o alcance do conhecimento produzido na instituição.

 “O Hospital de Emergência do Agreste tem um campo vasto de atividades educacionais e de distribuição de conhecimento. Levar essa experiência para outros profissionais e instituições amplia a rede de atenção e a capacidade de resposta da saúde pública no interior de Alagoas”, afirmou a diretora geral do hospital.

 A coordenadora da Comissão de Residências Multiprofissional e Uniprofissional (Coremu), Thaysa Magalhães, destacou a iniciativa da organização do evento. “Os residentes estão na rotina do cuidado e conhecem a realidade do atendimento às vítimas de trauma. A proposta é compartilhar esse conhecimento com outros profissionais e instituições de saúde, ampliando a integração multiprofissional”, declarou.

 A enfermeira Paula Rafaella, da Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência, comentou que a organização do evento tem sido bastante desafiadora. “Precisamos integrar toda a equipe de residentes, tutores e coordenadores para definir cada detalhe, desde a temática, que reflete o que vivenciamos diariamente em um hospital de trauma, até a escolha dos profissionais e a logística de espaço e material. Tudo está sendo pensado em conjunto e esperamos que o evento seja um sucesso, abrindo caminho para outros encontros futuramente”, afirmou Rafaella.

 O simpósio reunirá profissionais experientes, com atuação reconhecida na área da saúde, que apresentarão palestras e mesas-redondas com ênfase em protocolos clínicos, impactos sociais e emocionais e integração entre diferentes áreas de atuação.

 Palestrantes já confirmados para o Simpósio:

 Ana Paula Nogueira 

Palestra Magna: Impactos dos acidentes de trânsito na saúde pública

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas (2003), com Especialização em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem pela Fiocruz/Ufal, Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Pernambuco (2009), Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2014) e Pós-Doutorado pela Universidad Autónoma de la Ciudad de México (UACM) e pelo Instituto Superior Miguel Torga. É professora associada da Ufal – Campus Arapiraca, professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem da EENF/Ufal e professora permanente do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional.

 Thayrone de Miranda Barreto 

Palestra: Abordagem inicial ao paciente vítima de acidente automobilístico

Médico do Samu Arapiraca. Possui graduação em Medicina pela Uncisal, Especialização em Clínica Médica (Chama) e Mestrado em Biotecnologia em Saúde Humana (UECE). Tem pós-graduação em Terapia Intensiva, Urgências e Emergências, Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar e Educação Permanente em Saúde. Professor do curso de Medicina da Ufal e preceptor nas áreas de Urgência, Emergência, Clínica Médica, UTI e Atendimento Pré-Hospitalar. Atua com treinamentos teórico-práticos baseados em protocolos e simulações.

 Wagner de Souza

Palestra: Impactos socioemocionais no processo de cuidado ao trauma

Formado pela Universidade Federal de Alagoas (2017). Psicólogo Gestalt Terapeuta. Especialista em Urgência, Emergência e UTI, e em Psicologia Hospitalar. Coordenador de Psicologia do HEA.


Rafael da Silva Rios :

Mesa-redonda-Interdisciplinaridade no hospital de emergência e trauma

Cirurgião-dentista pelo Centro Universitário Cesmac (Maceió-AL). Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial pelo Complexo Hospitalar da Santa Casa de Piracicaba/SP. Aperfeiçoamento em Implantodontia pelo Centro de Estudos Odontológicos Paulo Afonso (Piracicaba-SP). Especialização em Implantodontia pela FACSET/CUBO Odontológico. Professor do curso de Atualização em Cirurgia Bucal do Cubo Odontológico. Fellowship em Cirurgia Ortognática pela JRG Araraquara-SP. Cirurgião Bucomaxilofacial do Hospital Vida (Maceió) e do Hospital de Emergência do Agreste (Arapiraca).

 Andervan Leão 

   Palestra: Morte Encefálica e Doação de Órgãos

Enfermeiro graduado pela Faculdade Cesmac do Sertão. Pós-graduado em Urgência e Emergência e em Saúde Mental e Dependência Química. Atua como Enfermeiro/Coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante no HEA.

 Fernando de Araújo 

Mesa-redonda: Interdisciplinaridade no Hospital de Emergência e Trauma

Assistente Social, Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Ufal. Professor adjunto e atual coordenador do Curso de Serviço Social da Ufal – Unidade Educacional de Palmeira dos Índios. Docente permanente do PPGSS/Ufal, atuando nos cursos de mestrado e doutorado, e do Programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência do Hospital de Emergência do Agreste. Tutor do PET Saúde Equidade e colaborador do Projeto de Extensão Direito à Saúde e SUS (PROEDSS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxistas (GEPEM) da Universidade Federal de Sergipe (UFS).