Municípios

Ifal Satuba oferece 50 vagas para curso técnico em Agroindústria voltado à reforma agrária

Formação será realizada em parceria com o Pronera e utiliza a Pedagogia da Alternância

Por Redação 04/10/2025 16h04
Ifal Satuba oferece 50 vagas para curso técnico em Agroindústria voltado à reforma agrária
Ifal Satuba oferece 50 vagas para curso técnico em Agroindústria voltado à - Foto: IFAL Satuba

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Satuba, em parceria com o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), lançou o Edital n.º 01/2025 para o processo seletivo de ingresso ao Curso Técnico Subsequente ao Ensino Médio em Agroindústria. Estão sendo ofertadas 50 vagas para estudantes bolsistas com ingresso previsto ainda em 2025. O curso é oferecido em regime de Pedagogia da Alternância.

O Pronera é uma iniciativa que visa atender as demandas de formação técnico-profissional de jovens e adultos nos territórios de reforma agrária. De acordo com Peterson Barbosa de Melo, coordenador geral do curso, o objetivo da proposta é contribuir para a consolidação dos direitos sociais dessas populações, garantir o acesso contínuo aos estudos e fortalecer os processos de desenvolvimento social, econômico e produtivo das comunidades rurais. “O curso busca capacitar jovens e adultos a operacionalizar o processamento de alimentos, atuar em sistemas de redução de impacto ambiental e implementar sistemas de controle de qualidade, entre outras competências”, explicou.

O curso utiliza a Pedagogia da Alternância, que intercala o Tempo Escola (TE) e o Tempo Comunidade (TC), e terá a duração de 18 meses, dividido em cinco módulos. Setenta por cento da carga horária total será presencial (Tempo Escola) e trinta por cento semipresencial (Tempo Comunidade). As atividades presenciais serão realizadas no Centro de Formação do MST, no povoado Ouricuri, em Atalaia/AL, e no Campus Satuba do Ifal. A parte semipresencial será desenvolvida nas comunidades de origem dos estudantes ou em locais definidos pela coordenação do curso.

A seleção é destinada exclusivamente aos beneficiários do Pronera. Conforme o Decreto Nº 7.352/2010, o público inclui a população jovem e adulta das famílias beneficiárias dos projetos de assentamento criados ou reconhecidos pelo Incra e demais famílias cadastradas pelo Incra, como acampados, quilombolas e caiçaras.

O processo seletivo é classificatório e será realizado por meio da análise do desempenho (notas/conceitos) do candidato nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática cursadas no ensino médio. Os requisitos básicos para o ingresso são: ter concluído, sem dependências, o ensino médio até a data da matrícula; pertencer aos grupos beneficiários do Pronera; efetuar a inscrição conforme o edital e ser convocado para matrícula.

As inscrições serão exclusivamente online por meio de formulário eletrônico, disponível no link informado no edital, no período de 3 a 19 de outubro de 2025, até as 22h, horário de Brasília. Todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital. Para maiores esclarecimentos, é possível entrar em contato com a coordenação do curso através do e-mail: [email protected].