Municípios

Inmet emite alertas de chuva e ventos fortes para municípios de Alagoas até quinta-feira (04)

Aviso de ventania abrange 18 cidades, incluindo a capital Maceió, enquanto o alerta para chuvas se concentra em sete municípios do Litoral Sul e Baixo São Francisco.

Por Redação* 03/09/2025 11h11
Inmet emite alertas de chuva e ventos fortes para municípios de Alagoas até quinta-feira (04)
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta para Alagoas de chuva e de ventos costeiros, com duração até as 10h desta quinta-feira (04). - Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou dois alertas para o estado de Alagoas com validade até as 10h desta quinta-feira (04). Um dos avisos é para ventos costeiros, que afeta 18 cidades, enquanto o outro é um alerta amarelo de perigo potencial para chuvas em sete municípios.

De acordo com o instituto, o aviso de ventania inclui Maceió e outras cidades do litoral. A intensificação dos ventos pode provocar a movimentação de dunas de areia ao longo da orla. Os municípios alagoanos inseridos no alerta são:

  • Barra de Santo Antônio, 
  • Barra de São Miguel,
    • Coruripe, 
    • Feliz Deserto, 
    • Japaratinga, 
    • Jequiá da Praia, 
    • Maceió, 
    • Maragogi, 
    • Marechal Deodoro,
    • Paripueira, 
    • Passo de Camaragibe, 
    • Penedo, 
    • Piaçabuçu, 
    • Porto Calvo, 
    • Porto de Pedras, 
    • Roteiro, 
    • São Luís do Quitunde,
    • São Miguel dos Milagres.

    Já o alerta de chuvas é válido para sete cidades localizadas entre o Litoral Sul e o Baixo São Francisco. A previsão meteorológica indica volumes de chuva entre 20 a 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros por dia, com baixo risco de alagamentos ou pequenos deslizamentos. As cidades afetadas são:

    • Coruripe, 
    • Feliz Deserto, 
    • Igreja Nova, 
    • Jequiá da Praia, 
    • Penedo,
    • Piaçabuçu, 
    • Porto Real do Colégio.

    O Inmet orienta a população a evitar o mau tempo, observar alterações em encostas e não utilizar aparelhos eletrônicos conectados à tomada. Em caso de emergências, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199, e o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.

    *Com informações do TNH1