Municípios
Capital alagoana avança em cinco posições em ranking de municípios
Sustentabilidade fiscal e Funcionamento da Máquina Pública são os destaques de Maceió

Na sexta edição do Ranking de Competitividade dos municípios, Maceió avançou mais cinco posições. Realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Gove e a Seall, a capital ficou na 194ª posição na classificação geral de 2025. Duas outras cidades do Estado foram analisadas sendo elas Arapiraca, que ficou na 352ª posição (44 colocações abaixo do registrado em 2023), e Rio Largo, que ocupa a 363ª colocação (nove acima do registrado em 2023).
No dia 27 de agosto, o Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, irá apresentar o resultado do desempenho de todos os 418 municípios, em um evento de lançamento do ranking.
Sustentabilidade fiscal (20ª) e Funcionamento da Máquina Pública (40ª), são os dois pilares que a capital alagoana está em uma posição acima de 50. Maceió registrou crescimento em sete dos 13 pilares avaliados, com destaque para Saneamento (+50, na 221ª colocação) e Acesso à educação (+46, na 335ª posição). A cidade é a oitava melhor capital do Nordeste, atrás de Recife-PE (61ª), Fortaleza-CE (97ª), Teresina-PI (107ª), Salvador-BA (123ª), Aracajú-SE (150ª), João Pessoa-PB (157ª) e Natal-RN (180ª). E ficou à frente de São Luís-MA (198ª).
No caso dos outros municípios avaliados, Rio Largo (100ª) e Arapiraca (128ª) se destacam no pilar de Acesso à saúde.
“Uma cidade eficiente é aquela que consegue gerar efeitos positivos e transformar a realidade da sociedade a partir de políticas públicas baseadas em dados, com um uso racional de recursos. Esse trabalho se torna ainda mais importante em ano eleitoral. O Ranking é uma ferramenta primordial para nortear as gestões dos novos prefeitos nos quatro cantos do país”, diz Tadeu Barros, diretor-presidente do CLP.
*Com informações da Folha de Alagoas
