Municípios

Centro de hemodiálise de Penedo inicia primeiros atendimentos

Espaço possui 18 máquinas para atender 32 pacientes por dia

Por Assessoria 21/07/2025 14h02 - Atualizado em 21/07/2025 16h04
Centro de hemodiálise de Penedo inicia primeiros atendimentos
Centro de hemodiálise de Penedo recebe primeiros pacientes nesta segunda-feira (21) - Foto: Deywesson Duarte – Secom PMP

O município de Penedo comemora o início dos atendimentos do tão esperado Centro de Hemodiálise Dr. Hélio Nogueira Lopes, setor da Santa Casa de Misericórdia instalado ao lado da maternidade da instituição filantrópica.

Nesta segunda-feira (21), a equipe de saúde especializada recebeu pacientes que solicitaram a transferência do serviço que tinham em outra cidade e agora não precisam mais viajar porque Penedo agora dispõe de um Centro de Hemodiálise.

O Centro de Hemodiálise Dr. Hélio Lopes possui 18 máquinas, sendo duas de reserva, para atender 32 pacientes por dia. Inicialmente, serão realizados atendimentos em apenas três dias – segunda, quarta e sexta –, dividindo os pacientes em dois turnos de 4 horas de procedimento (7h às 11h e 13h às 17h).

A hemodiálise é um tratamento que precisa de uma máquina para filtrar o sangue quando os rins não estão funcionando adequadamente. O procedimento remove resíduos metabólicos e excesso de fluidos do sangue, controlando a pressão arterial e mantendo o equilíbrio de substâncias, como sódio e potássio. Por ser tão complexo, o procedimento precisa de acompanhamento por médico nefrologista e equipe técnica especializada.

“Esta é a nossa primeira sessão e está tudo tranquilo. Todos estão ansiosos para saber como seria e estamos tendo uma diálise sem nenhuma intercorrência. São pacientes que já eram dialíticos prévios e foram transferidos para cá por questão de aproximação, para trazer mais conforto e qualidade de vida para eles. É uma terapia que precisa ser feita três vezes por semana, com duração de 4 horas. Aqui na unidade estamos preparados para todos os tipos de emergência, da mais simples até a mais complexa”, informa a nefrologista Dra. Julia Torres, responsável pelo primeiro dia do atendimento.