Municípios
Associação de Porto de Pedras cria petição online para tornar o peixe-boi símbolo oficial do município
Petição tem o objetivo de chamar a atenção da Câmara Municipal a respeito da aprovação de um PL

A Associação Peixe-Boi, instituição de base comunitária que realiza turismo de observação do animal e ações de educação ambiental, criou uma petição online para chamar a atenção da Câmara Municipal de Porto de Pedras para a aprovação de um Projeto de Lei que declare o peixe-boi-marinho como um símbolo oficial e patrimônio natural da fauna do município.
De acordo com a associação, esse projeto de lei vai fortalecer a imagem ambiental da associação e ampliar o compromisso institucional com sua proteção em relação a esses animais.
O peixe-boi-marinho (Trichechus manatus) é o mamífero mais ameaçado do Brasil e encontra em Porto de Pedras um dos seus últimos refúgios seguros. A presença desse animal no litoral está diretamente ligada à rica biodiversidade dos manguezais, estuários e áreas costeiras que caracterizam o território do município. Há duas espécies existentes: o peixe-boi-marinho e o peixe boi amazônico.
"Porto de Pedras é o local onde mais nasceu filhote de peixe boi reintroduzido no mundo, e é considerado o santuário do peixe boi", disse ao Jornal de Alagoas, Flávia Rêgo, bióloga e vice-presidente da Associação Peixe-boi.
Segundo a bióloga, a associação completa 16 anos de história e o reconhecimento do peixe-boi como símbolo de Porto de Pedras seria um grande presente.
"Já são 16 anos de história da associação voltados para a comunidade, para a sustentabilidade, para a conservação ambiental através da geração de renda de observação desses animais. Então, nosso objetivo foi tornar o peixe boi um animal símbolo da cidade. É um animal importante para a conservação marinha para os ambientes de manguezal e para o uso ecossistêmico", concluiu.
A população pode acessar a petição clicando neste link: https://secure.avaaz.org/commu....
