Municípios

Sinal analógico de TV será desligado em 18 municípios de Alagoas

Os moradores precisarão estar preparados para receber o sinal digital, seja por meio de televisores compatíveis ou com conversores digitais

Por Redação* 15/07/2025 14h02
Sinal analógico de TV será desligado em 18 municípios de Alagoas
Até 30 de setembro deste ano, as emissoras devem manifestar interesse em continuar operando nessas cidades - Foto: Agência Brasil

Nova lista do desligamento do sinal analógico de televisão em diversas cidades em todo país conta com 18 cidades de Alagoas. Os municípios terão a transmissão encerrada até o dia 30 de dezembro de 2025. O Ministério das Comunicações (MCom) publicou, na última semana, a Portaria nº 18.775/2025, que estabelece novas diretrizes para o desligamento do sinal analógico de televisão.

Essa determinação tem como intuito garantir a modernização da transmissão televisiva, com mais qualidade de imagem e som para a população e essa medida altera dispositivos da Portaria MCOM nº 2.992/2017 e da Portaria de Consolidação GM/MCOM nº 1/2023, atualizando os prazos e procedimentos para que as emissoras migrem para o sinal digital.

Os municípios alagoanos que estão na lista de encerramento do sinal analógico são:

Arapiraca

Batalha

Boca da Mata

Colônia Leopoldina

Coruripe

Delmiro Gouveia

Girau do Ponciano

Junqueiro

Limoeiro de Anadia

Major Isidoro

Maragogi

Matriz de Camaragibe

Palmeira dos Índios

Pão de Açúcar

Penedo

Porto Calvo

Santana do Ipanema

União dos Palmares

Os municipios citados fazem parte do Anexo IX da portaria, que lista as localidades onde a migração deverá ser concluída até o fim de 2025. Com isso, os moradores precisarão estar preparados para receber o sinal digital, seja por meio de televisores compatíveis ou com conversores digitais.

Benefícios da transição digital

De acordo com o MCom, o desligamento do sinal analógico permitirá a liberação da faixa de 700 MHz, essencial para a expansão da internet 4G e 5G. Além disso, a TV digital proporciona melhorias significativas na qualidade de imagem, som e estabilidade da transmissão, beneficiando diretamente milhões de brasileiros.

O Ministério alerta que a população deve se informar junto às prefeituras ou canais oficiais sobre como adaptar seus televisores para continuar recebendo o sinal, evitando perda no acesso a conteúdo gratuito de televisão.