Municípios

Jacarés deslocam-se para áreas urbanas após chuvas em AL; saiba o que fazer

Em casos como esses, os órgãos competentes devem ser acionados, como o próprio Batalhão de Policiamento Ambiental ou o Corpo de Bombeiros.

Por Vinícius Rocha 21/05/2025 14h02
Jacarés deslocam-se para áreas urbanas após chuvas em AL; saiba o que fazer
Em casos como esses, população deve acionar os órgãos competentes - Foto: Reprodução

As fortes chuvas que atingem Alagoas desde o último fim de semana têm provocado, além de alagamentos e prejuízos à população, o deslocamento de animais silvestres para áreas urbanas. O acúmulo de água e o transbordamento de rios favorecem o surgimento de espécies como ratos, serpentes e até jacarés em regiões habitadas.

Na terça-feira (20), um jacaré foi capturado no Loteamento Veleiros do Francês, em Marechal Deodoro. O animal foi recolhido por uma equipe do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), da Polícia Militar de Alagoas, após circular por uma área alagada.

Já nesta quarta-feira (21), moradores de São Luís do Quitunde flagraram outro jacaré se deslocando em meio a uma área inundada. O município também enfrenta transbordamentos de rios. Neste caso, o animal não foi capturado.

O BPA informou que o aparecimento de animais silvestres em áreas urbanas durante períodos de chuva é considerado comum, especialmente quando há elevação do nível dos rios e lagos. A orientação é para que a população evite qualquer tipo de contato ou tentativa de captura dos animais. Em casos como esses, os órgãos competentes devem ser acionados, como o próprio Batalhão de Policiamento Ambiental ou o Corpo de Bombeiros.

Veja vídeo: