Municípios
"A única trilha que a gente quer é a do chinelo na areia": Maragogi proíbe tráfego de veículos nas praias
Lei municipal proíbe o tráfego de veículos motorizados em toda a área de praia

A prefeitura de Maragogi criou uma lei que proíbe o tráfego de veículos motorizados em toda a área de praia, a medida com o objetivo de garantir a segurança de banhistas e a preservação ambiental começou a vigorar nessa segunda-feira (5).
“Em verdade, essa vedação é aplicada a toda a área de praia da Zona Costeira de Alagoas, nos termos do art. 1º, caput da Resolução CEPRAM nº 31/2016 – Alagoas. A proibição também consta no Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, elaborado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que veda expressamente o tráfego e estacionamento de veículos motorizados em praias”, elucida Dr. Danilo Alves, Procurador-Geral do Município.
A circulação de carros e motos na faixa de areia é vedada em todas as praias de Maragogi, assim como a utilização de veículos similares a quadrículos. Uma vez que a prática pode causar danos ao meio ambiente, como erosão e compactação do solo e o principal desejo do município é proteger o ecossistema e a beleza natural das praias de Maragogi, que é conhecida como o "Caribe Brasileiro".
A lei municipal que trata da proibição de veículos nas praias também estabelece que é obrigatório o uso de motores de 4 tempos para os passeios às piscinas naturais e de orla. A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos é responsável por fiscalizar o cumprimento da lei e garantir a preservação do ambiente natural. O descumprimento pode gerar multa e apreensão dos veículos.
Segundo o prefeito Dani, a proibição da circulação de veículos nas praias de Maragogi é uma medida importante para garantir a sustentabilidade do turismo na região e a preservação da beleza natural de suas praias. "Aqui a única trilha que a gente quer é a do chinelo na areia", disse o prefeito.
*com Agências
