Municípios

Conselho Regional de Enfermagem realiza capacitação em Coruripe sobre a inserção do DIU

Procedimento já está sendo realizado na UBS Tamara Dória, no Conjunto Joaquim Beltrão

Por AMA/AL 19/02/2024 08h08
Conselho Regional de Enfermagem realiza capacitação em Coruripe sobre a inserção do DIU
Conselho Regional de Enfermagem realiza capacitação em Coruripe sobre a inserção do DIU - Foto: Reprodução

O Conselho Regional de Enfermagem realizou em Coruripe, nesta semana, um treinamento com profissionais da saúde para a inserção do método contraceptivo DIU. A capacitação ocorreu na Unidade Básica de Saúde Tamara Dória, no Conjunto Joaquim Beltrão. A UBS já está apta para realizar o procedimento.

A enfermeira do Conselho, Ilka Mariana, foi a responsável pelo treinamento do método contraceptivo. “Estou representando aqui o Conselho Regional de Enfermagem, a instrutora responsável por treinar a enfermeira. A resolução do Conselho fala de no mínimo 20 consultas com 20 procedimentos. Então, nós passamos três dias nesse primeiro momento, fazendo essas 20 consultas com inserção do DIU”, explicou.

Todo o procedimento é realizado na própria Unidade de Saúde. “O procedimento é fácil e rápido. Mas, precisa ser feito por um profissional capacitado, que no caso da enfermagem a gente precisa ter esse treinamento específico. Um serviço que pode ser ofertado na UBS, no consultório de ginecologia que as mulheres já conhecem. É usado alguns equipamentos a mais para fazer o procedimento de inserir o DIU. Mas é muito semelhante à coleta da citologia. Necessita de alguns cuidados e o paciente também precisa entender que como qualquer outro procedimento, seja vacina e medicamento, existem riscos e benefícios. A nossa parte a gente tá fazendo e a parte do acompanhamento. Colocou o DIU, ainda tem as consultas de acompanhamento”, acrescentou a enfermeira do Conselho Regional de Enfermagem, Ilka Mariana.

Para ter acesso ao procedimento gratuito


A princípio, apenas a Unidade Básica de Saúde Tamara Dória, no Conjunto Joaquim Beltrão, tem profissional habilitado para realizar o procedimento. Porém, pacientes de outras unidades do município podem ter acesso.

“Para a mulher ter acesso à inserção do DIU, ela precisa procurar sua Unidade Básica de referência, conversar com seu enfermeiro, enfermeira e, ou seu agente de Saúde dizendo o desejo. Os enfermeiros estarão orientando essa mulher, realizando testes rápidos, fazendo todos os procedimentos necessários para a colocação do DIU. Essa mulher vai ser direcionada à unidade Tamara Doria. Ela vai passar por uma consulta de enfermagem e, uma consulta ginecológica. Assim, será avaliada para saber se está apta ou não para inserir o dispositivo contraceptivo”, encerrou a enfermeira treinada pelo Conselho de Enfermagem, Aline Gabrielle.