Municípios

Chuvas intensas: abastecimento de água é afetado em Maceió e mais cinco municípios por falta de energia elétrica

Até o momento, em Capela, Mar Vermelho, Taquarana, Jundiá e Porto de Pedras foram afetados

Por Redação* 21/12/2023 12h12 - Atualizado em 21/12/2023 13h01
Chuvas intensas: abastecimento de água é afetado em Maceió e mais cinco municípios por falta de energia elétrica
Abastecimento de água afetado em cinco municípios por falta de energia elétrica - Foto: Reprodução

Com as fortes chuvas que afeta boa parte do estado de Alagoas, em Maceió e alguns municípios tiveram o serviço de abastecimento de água interrompido. A concessionária Verde Alagoas esclarece que o abastecimento de água foi afetado em 5 (cinco) municípios, nesta quinta-feira (21), devido o impacto das chuvas e ventos intensos na rede de energia elétrica. 

Os serviços de captação e Estação de Tratamento de Água (ETA) foram paralisados, até o momento, em Capela, Mar Vermelho, Taquarana, Jundiá e Porto de Pedras. A empresa já comunicou a Equatorial sobre a situação e solicitou máxima urgência para retomada do abastecimento.

Em Maceió, a captação de água bruta do Sistema Pratagy está sem energia desde 1h10 da madrugada desta quinta-feira (21). Assim, as bombas que fazem a captação de água bruta seguem paralisadas, o que também compromete o funcionamento da Estação de Tratamento de Água (ETA), situada no Benedito Bentes, em Maceió, e que produz água para cerca de 40% da capital.

Como consequência, o repasse de água tratada da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) para a BRK distribuir aos moradores segue suspenso. A Equatorial, que é responsável pela rede elétrica, já foi acionada.

Desse modo, o abastecimento dos bairros da orla marítima, Farol, Gruta de Lourdes, Jacintinho, Benedito Bentes e região do Centro ao Pontal da Barra está comprometido.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo de chuvas e ventos intensos em três estados do Nordeste, que segue até às 12h desta quinta-feira (21). De acordo com o Inmet, são esperadas chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora, ou 50 e 100 milímetros por dia. Já os ventos intensos podem chegar a 100 km/h.

A Verde monitora a situação nos municípios para, quando possível, normalizar o fornecimento de água, com restabelecimento gradativo. Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato pela central de atendimento 0800 941 0195, que também é WhatsApp. Basta salvar o contato e mandar mensagem.

A Casal ressalta que, tão logo a energia seja restabelecida, a captação de água voltará a ocorrer para posterior envio do líquido à ETA. Porém, a recuperação do abastecimento para as áreas afetadas vai ocorrer de forma gradativa.

*Com informações da Assessoria