Municípios

Polo gastronômico de Massagueira recebe obras para a universalização do esgotamento sanitário

Trabalhos da BRK são realizados de segunda a quinta-feira, das 7h às 17h; acesso aos restaurantes está garantido

Por Bárbara Pacheco/Assessoria 19/09/2023 17h05 - Atualizado em 19/09/2023 17h05
Polo gastronômico de Massagueira recebe obras para a universalização do esgotamento sanitário
Obras da BRK são realizadas de segunda à quinta-feira devido ao fluxo de pessoas na região durante os finais de semana - Foto: Assessoria BRK

As obras da BRK para a universalização do acesso aos serviços de esgotamento sanitário avançam significativamente em Marechal Deodoro. Os trabalhos de implantação de redes foram concluídos nas regiões de Taperaguá e Búzios do Francês, e seguem em andamento no polo gastronômico de Massagueira.

Iniciadas em janeiro deste ano, as obras já alcançaram aproximadamente 30% da extensão total da infraestrutura de esgoto planejada para o município turístico, com a implantação de 40 dos 140 km de rede coletora previstos no projeto estruturante. Na orla de Massagueira, serão implantados 1,5 km de tubulação, com previsão de conclusão para novembro deste ano.

Nessa área específica, de acordo com Heitor Rezende, gerente de Engenharia da BRK em Alagoas, as obras acontecem com uma dinâmica ajustada às necessidades locais, em estreita colaboração com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, Secretaria Municipal de Turismo e os comerciantes.

“Para minimizar os transtornos aos comerciantes, a BRK realiza os trabalhos somente de segunda a quinta-feira, das 7h às 17h, considerando o alto fluxo de pessoas, especialmente nos fins de semana. Além disso, a sinalização orienta os clientes sobre o acesso aos restaurantes durante as obras”, destacou o gestor.

Ao todo, o projeto de engenharia para a expansão da infraestrutura de esgoto no município prevê a construção de 29 novas Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs) e duas novas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). Com a ampliação do sistema, a BRK estima o tratamento de um volume quatro vezes maior do que o atual.

Atualmente, o município de Marechal Deodoro conta com apenas 23,5% de cobertura de esgoto. A previsão é que 90% da população deodorense da zona urbana seja contemplada com o serviço até 2027.