Municípios

Famílias ficam ilhadas após fortes chuvas em Palmeira dos Índios

Cerca de 50 indígenas vivem na Aldeia Boqueirão, que está sem acesso há uma semana

Por Redação* 09/06/2022 12h12
Famílias ficam ilhadas após fortes chuvas em Palmeira dos Índios
10 famílias estão ilhadas no local - Foto: Henrique Romeiro

Por conta das fortes chuvas que atingem o estado há duas semanas, 10 famílias que vivem na Aldeia Boqueirão, em Palmeira dos Índios, estão ilhadas e sem conseguir sair de casa há uma semana.

Nessa quarta-feira (09), a Defesa Civil do município esteve no local para fazer um levantamento das famílias atingidas, vistoriar as 10 casas e anotar também as necessidades mais urgentes de cada uma delas. No total, cerca de 50 indígenas moram na aldeia. O acesso só foi possível por meio de um trator da prefeitura.

O secretário municipal de Defesa Civil Flávio Emílio fez um relatório primário da situação dos indígenas. “A dificuldade é grande na Aldeia Boqueirão. Eles estão há uma semana ilhados, sem acesso à saúde, escola e à cidade. Fizemos um relatório preliminar para discutir com o prefeito Júlio Cezar as ações mais imediatas que deverão ser executadas nesta Aldeia”, explicou.

Equipes da Saúde, Infraestrutura, Assistência Social, Educação e Urbanismo devem voltar ao local nesta quinta-feira (09). “As equipes vão atender ao povo indígena com a máxima urgência. A Infraestrutura e o Urbanismo vão ver a possibilidade de reconstruir e desobstruir o acesso à aldeia. A Saúde e a Assistência, com o apoio da Educação e Defesa Civil, farão a parte de assistência social às famílias. Tudo isso com a máxima urgência, porque eles têm pressa”, ressaltou o prefeito.

*Com Ascom Palmeira dos Índios