Municípios

Estado assina, nesta terça (7), ordem de serviço para construção de UPA em Marechal Deodoro

Investimento será de R$ 7,8 milhões. Unidade terá funcionamento 24 horas, com projeção de atender 300 pessoas diariamente

Por Suely Melo/ Sesau 06/06/2022 18h06
Estado assina, nesta terça (7), ordem de serviço para construção de UPA em Marechal Deodoro
Nova UPA de Marechal Deodoro vai assegurar assistência de Média Complexidade - Foto: Olival Santos/ Sesau

O Governo de Alagoas irá assinar, nesta terça-feira (7), às 16 horas, a ordem de serviço para a construção de mais uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), desta vez, em Marechal Deodoro. O governador Paulo Dantas e o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de
Miranda, estarão presentes na cerimônia, que vai ocorrer na Escola Municipal Dr. Claudio Costa, no Povoado Pedras.

A unidade será do tipo II, com atendimentos de complexidade intermediária, e tem o objetivo de melhorar a prestação do serviço de assistência à população da I Região de Saúde, que compreende Marechal Deodoro, além de mais 11 municípios. Serão investidos R$ 7,8 milhões na construção da nova UPA, que funcionará 24 horas, todos os dias da semana.

O atendimento da UPA se dará por meio da classificação de risco, ferramenta de apoio à decisão clínica, com o objetivo de identificar a gravidade do paciente e permitir atendimento rápido, em tempo oportuno e seguro, de acordo com o potencial de risco e com base em evidências científicas existentes.

A previsão é que a unidade receba 300 pessoas por dia, sendo 9 mil ao mês. Na UPA, os pacientes terão acesso a atendimentos em clínica médica, ortopedia, pediatria e odontologia, com equipe assistencial multiprofissional interdisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem,técnicos em radiologia, técnicos de laboratório, odontólogos, farmacêuticos, assistentes sociais, além do apoio administrativo, serviços gerais e de segurança. Além disso, lá também poderão ser feitos exames de eletrocardiograma, Raios X e laboratoriais.