Municípios

Hemoal realiza coleta de campo em São Miguel dos Milagres nesta sexta-feira (3)

Postos fixos também funcionam normalmente, em Arapiraca e Maceió

Por Redação com Assessoria 03/06/2022 09h09
Hemoal realiza coleta de campo em São Miguel dos Milagres nesta sexta-feira (3)
Hemoal faz coleta externa em São Miguel dos Milagres - Foto: Reprodução

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza uma ação de coleta externa de sangue na cidade de São Miguel dos Milagres nesta sexta-feira (3). A ação itinerante ocorre das 9h às 16h, na Unidade de Saúde Divaldo Suruagy, localizada na rua Vigário Belo, no bairro do Centro.

Os postos fixos também funcionam normalmente. A Unidade Arapiraca, localizada na rua Marechal Floriano Peixoto, no bairro Eldorado, próximo ao Colégio Alternativa, funciona das 7h às 12h e das 13h às 17h. Já a Unidade Maceió, situada na rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche, atende das 7h às 18h.

O voluntário deve ter, no mínimo, 16 anos de idade, peso igual ou superior a 50 quilos e comparecer ao local de doação com um documento de identificação com foto, acompanhado de responsável legal. É necessário estar saudável e usar máscara. Caso o doador tenha feito tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação, piercing ou procedimentos similares, a doação de sangue só pode ocorrer após um ano. A doação é vetada, permanentemente, para as pessoas que tenham contraído doença de chagas, aids, sífilis e, após os 11 anos, hepatite.

No caso das mulheres, há impedimento para grávidas e puérperas e, se forem doadoras habituais e queiram repetir o procedimento, devem respeitar um intervalo de três meses. Com relação aos homens, é necessário que a última doação de sangue tenha ocorrido há dois meses.

Vacinação Covid-19: é necessário aguardar um intervalo para doar sangue. Se a vacina recebida foi a CoronaVac, a doação só deve ocorrer após 48 horas, mas se o imunizante for a AstraZeneca, Pfizer ou Janssen, o intervalo é de 7 dias. No caso da vacina contra a Influenza, a quarentena a ser respeitada também é de 48 horas.

Covid-19: há impedimento de doar sangue pelo período de 10 dias, contados após a recuperação. Mas, se o voluntário teve apenas contato com uma pessoa infectada e, nos sete dias subsequentes não apresentou sintomas da Covid-19, pode se candidatar à doação de sangue.