Municípios

Gestores recebem alerta para possíveis danos nos municípios por causa das chuvas

Segundo a previsão do tempo, chuvas continuam ao longo da semana

Por Redação* 26/05/2022 12h12 - Atualizado em 26/05/2022 12h12
Gestores recebem alerta para possíveis danos nos municípios por causa das chuvas
São Jorge - Foto: Douglas Lopes

A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) segue em parceria com a Defesa Civil acompanhando a situação das fortes chuvas em todas as regiões do estado que, segundo a previsão do tempo, devem continuar ao longo da semana. A entidade emitiu um alerta a todos os gestores comunicando dos possíveis danos.

As coordenadorias municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDECS) estão a postos em regime de plantão permanente, já que o volume de chuvas na quadra chuvosa – que vai até agosto – está acima do esperado, de acordo com o Órgão. Recentemente, os representantes foram treinados pela AMA e Defesa Civil para enfrentar casos de acidentes naturais a partir de um plano de contingência preventivo, para minimizar os danos nas regiões.

Alertas

A Marinha do Brasil emitiu alerta de mau tempo com possibilidade de ondas de até 2,2 metros no litoral de Alagoas. De acordo com o comunicado do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), há também a possibilidade de rajadas de vento e ocorrência de áreas de instabilidade atuando sobre o litoral, com o céu meio encoberto/quase encoberto com pancadas de chuva fraca/moderada ao longo do período.

Já a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) alerta para o risco de alagamentos, principalmente nas áreas com deficiência de drenagem urbana e cheias em pequenos riachos. A continuidade das chuvas aumenta o risco de deslizamentos em áreas de encosta. Já a previsão do tempo nas outras regiões ambientais do Estado de Alagoas é de céu encoberto com chuvas isoladas.

A Defesa Civil pede que a população esteja atenta neste período, principalmente nos alertas emitidos pelo Estado. Existe um serviço gratuito onde é possível receber os alertas em seu celular via mensagem de texto. Para isto, basta enviar um SMS com o CEP da sua localidade para o número 40199. Você poderá cadastrar até dois endereços. O serviço também envia os alertas para usuários das plataformas de mobilidade social, como o Waze e Google Maps, e para as pessoas que possuem TV por assinatura.

*Com AMA/AL