Municípios

Por causa das fortes chuvas, cidades podem passar por desabastecimento de água

Precipitações dos últimos dias levaram muitas impurezas para os mananciais e impossibilitam o tratamento da água bruta

Por Redação 25/05/2022 17h05
Por causa das fortes chuvas, cidades podem passar por desabastecimento de água
A Casal está atenta às condições do manancial para retomar o tratamento e a distribuição de água tão logo seja possível - Foto: Reprodução | Casal

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) divulgou na tarde desta quarta-feira (25), uma nota informando a população sobre alguns possíveis problemas que irão surgir com o abastecimento de água de algumas cidades do interior do estado de Alagoas.

De acordo com informações presentes no material divulgado, atividades da Estação de Tratamento de Água (ETA) Anadia foram paralisadas, nesta quarta-feira (25), devido às fortes chuvas verificadas recentemente na região. A estação atende, além de Anadia, a cidade de Maribondo.

Segundo a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), por meio de sua Unidade de Negócio Serrana, as precipitações recentes ocasionaram o aumento substancial da proporção de partículas sólidas na água bruta, isto é, do líquido que é captado na barragem, também localizada em Anadia. “Nessas condições o tratamento da água ficou temporariamente impossibilitado”, explicou Gileno Marques, coordenador operacional da Unidade. Com a paralisação da ETA, o abastecimento dos municípios de Anadia e Maribondo foi interrompido.

Paulo Jacinto e Palmeira dos Índios

Em relação a Paulo Jacinto e Palmeira dos Índios as precipitações também interromperam o fornecimento de água. Assim como no caso anterior, o líquido bruto captado no manancial está com teor de partículas sólidas, impossibilitando o devido tratamento.

Igreja Nova


No município de Igreja Nova, o sistema de abastecimento está paralisado devido a problemas elétricos. Até o momento, a equipe da Unidade de Negócio Agreste, da Casal, não conseguiu entrar no povoado Ipiranga, onde ficam os poços com os equipamentos defeituosos, por conta dos acessos estarem bloqueados em consequência das fortes chuvas.

*Com informações da Ascom Casal