Municípios

Duas pessoas com sintomas da doença da urina preta são internadas em Maceió

Elas teriam contraído a doença no povoado de Massagueira, em Marechal Deodoro

Por Redação com 7 Segundos 30/07/2021 13h01 - Atualizado em 30/07/2021 14h02
Duas pessoas com sintomas da doença da urina preta são internadas em Maceió
Doença pode ser contraida ao consumir carne de peixe - Foto: Reprodução/Internet

Duas pessoas foram internadas em um hospital particular de Maceió sob a suspeita de terem contraído a Síndrome de Haff, conhecida popularmente como “doença da urina preta”.

De acordo com a assessoria de comunicação da instituição, ambos os casos foram repassados para a vigilância sanitária para que as suspeitas sejam investigadas.

Até o momento, uma das pessoas já recebeu alta do hospital enquanto o outro paciente segue internado. Maiores detalhes referentes a idade dos pacientes e o seu quadro de saúde não puderam ser revelados.

Segundo informações levantadas, as pessoas teriam começado a passar mal após terem comido em um restaurante no povoado de Massagueira, região de Marechal Deodoro.

Síndrome de Haff

A Síndrome de Haff, ou doença da urina preta, pode ser contraia por uma bactéria, em geral transmitida pelo consumo de uma toxina presente carne de peixes. Ela é caracterizada pela destruição das proteínas musculares, provocando sintomas como a perda da força física, dores musculares, febre e a excreção de urina escura.

O diagnóstico é feito a partir da dosagem da enzima TGO, responsável por demonstrar o funcionamento do fígado, além da creatinofosfoquinase (CPK), elemento que atua nos músculos e que tem seus níveis elevados quando ocorre esta alteração no tecido.

Por ser uma doença aguda, a doença de Haff precisa ser tratada rapidamente para evitar sua evolução e a apresentação de complicações como insuficiência renal ou falência múltipla de órgãos. Em muitos casos, o contaminado precisa ser internado e submetido a hemodiálise, que consiste na substituição dos rins por uma máquina responsável pela filtração das substâncias tóxicas.