Municípios

Moradores de bairros afetados por mineração protestam e pedem indenização justa

Por Redação com TNH1 15/06/2021 15h03
Moradores de bairros afetados por mineração protestam e pedem indenização justa
Mesmo debaixo de chuva, moradores dos bairros Pinheiro, Bebedouro, Mutange e Bom Parto realizaram protesto - Foto: Cortesia

Mesmo debaixo de chuva, moradores dos bairros Pinheiro, Bebedouro, Mutange e Bom Parto realizaram um protesto em frente à sede do Ministério Público Federal (MPF), na Avenida Juca Sampaio, no Barro Duro, para cobrar providências do órgão federal, nesta terça-feira (15).

O ato foi organizado pelo Movimento Unificado das Vítimas da Braskem (MUVB) para pedir que o MPF interceda no que diz respeito aos valores ofertados pela mineradora para indenizar as centenas de moradores e empresários que tiveram prejuízos por conta da tragédia ambiental.

Moradores, empreendedores e empresários dos bairros estão sendo afetados, diretamente, pelo afundamento de solo causado pela extração de Sal-gema da empresa Braskem, isso porque após o fenômeno, a região está sendo esvaziada, com a retirada de famílias e fechamento dos negócios locais.

"Tive uma reunião na última sexta-feira e fiquei calada porque era momento de ouvir, mas achei uma injustiça tremenda. Com o que eles querem me indenizar, depois que eu pagar os prejuízos e dívidas que tenho por conta da Braskem, vou ficar com muito pouco. Não sei o que fazer da minha vida, me sinto insegura", expôs Eliana Cavalcanti, que tinha uma escola de ballet há 38 anos no bairro Pinheiro.

"Essa injustiça deixa a gente sem palavras. Foram 50 anos da minha vida no Caldinho do Vieira e agora querem pagar miséria", acrescentou o senhor Vieira, que tinha um bar há décadas na região.