Municípios

Presidente da AMA destaca ranking de Alagoas entre os que mais aplicaram vacinas

Tendência é a de que os municípios acelerem a vacinação por idade

Por Redação com Assessoria 15/06/2021 12h12
Presidente da AMA destaca ranking de Alagoas entre os que mais aplicaram vacinas
Presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley - Foto: Reprodução

Com a participação do Cosems e da promotora Micheline Tenório, a reunião semanal de acompanhamento da vacinação, coordenada pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), recebeu a informação do secretário Alexandre Ayres que o Estado receberá, esta semana, novos lotes de imunizantes, incluindo, Janssen, Astrazeneca, Pfizer e Coronavac, que havia sido suspensa pelo Governo Federal.

Com isso, a tendência é a de que os municípios acelerem a vacinação por idade, mas dentro do que for pactuado pelo Plano Nacional de Imunização – PNI. Ainda essa semana a Sesau apresentará novas faixas etárias que serão contempladas com as novas remessas. Ayres também recomendou que os gestores só autorizem novas fases se tiverem a garantia de estoque. Aos secretários municipais, o secretário de Saúde também pediu incremento na busca ativa para que nenhum morador fique sem a segunda dose, principalmente os que moram em locais de difícil acesso e que os casos notificados sejam encerrados para que as estatísticas possam ser precisas.

O presidente da AMA, prefeito Hugo Wanderley, que tem se empenhado na execução das exigências, disse que vai solicitar ao secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar, apoio das forças de segurança do Estado, no combate às aglomerações, tendo em vista o tensionamento da rede hospitalar. O gestor também disse que os municípios que se habilitaram para receber também a Pfizer estão com capacidade, mão de obra treinada e estrutura física preparada.

À solicitação da promotora Micheline Tenório, para que os municípios editem decretos próprios com suas especificidades, o presidente da AMA disse que todos seguem a orientação estadual que, com o agravamento e rotatividade das mudanças, tem feito ajustes com base em estudos técnicos, sanitários e levando em consideração a ocupação dos leitos Covid. Mesmo assim, irá reforçar a necessidade aos gestores que ainda não fizeram o documento municipal. Ele também disse à promotora e aos demais participantes da reunião que a AMA tem recomendado o cancelamento das festas juninas e reforçado o cuidado com as medidas protetivas.

Sobre um dos pontos discutidos, o retorno presencial das aulas na rede municipal, o presidente fez considerações importantes sobre comparações que são feitas com a iniciativa privada. “O covid tem causado muitas surpresas, até para a ciência que tem mudado sua visão e não era prudente esse retorno. Optamos por vacinar a educação para fazer uma volta segura”, disse Hugo Wanderley. A assessoria técnica da AMA está estudando com a equipe da Seduc a edição de um documento estabelecendo o formato de retorno no formato adequado às condições sanitárias.

Os alunos das escolas públicas utilizam o transporte coletivo, têm condições de vulnerabilidade maior e os gestores precisam ter prudência. Hoje 100% estão executando o calendário de forma remota e 20% de forma híbrida. O presidente da AMA também esclareceu que os municípios têm feito investimentos para garantir alimentação aos alunos, mesmo recebendo apenas R$ 0,36 centavos/dia por aluno e “reconhece o papel importante do MP, porque com união e cooperação a batalha será vencida”.

O superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Herbert Charles também alertou aos gestores e secretários que a vacinação de gestantes sem comorbidade está suspensa, e que os Estados que optaram por fazer estão assumindo a responsabilidade dos riscos. Diante dessa pressão, o presidente da AMA solicitou ao Cosems ampliar a divulgação principalmente entre as equipes de assistência social, para evitar futuros problemas.