Municípios

Prefeito Cacau garante emprego dos funcionários efetivos do órgão SAAE

Prefeitura de Marechal Deodoro irá realocar todos os servidores concursados do SAAE para Secretarias Municipais

Por Redação com Secom Marechal Deodoro 12/06/2021 10h10
Prefeito Cacau garante emprego dos funcionários efetivos do órgão SAAE
Desde o anúncio da privatização, Cacau se posicionou contra a venda do órgão - Foto: Wellington Alves

O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, anunciou aos servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) que, após a privatização do órgão, todos funcionários concursados serão realocados para trabalhar, efetivamente, no executivo municipal. Desde o anúncio da privatização, Cacau se posicionou contra a venda do órgão e vem trabalhando junto a Câmara de Vereadores e o Sindicato dos Urbanistas para garantir o emprego e a renda de todos os servidores efetivos da instituição.

O anúncio foi feito na tarde da quinta-feira (10) em reunião com os servidores do SAAE que, há meses, sofria com a possibilidade de perder o emprego e a estabilidade. Na ocasião, o prefeito Cacau falou do trabalho e do compromisso com a categoria, e garantiu o amparo e a permanência dos servidores concursados.

"Eu quero anunciar que vamos absorver [Prefeitura] todos vocês com os salários mantidos, até a aposentadoria. Vocês vão ter a garantia de continuar trabalhando até se aposentar, recebendo seu salário de forma digna e honesta. Eu quero reafirmar esse compromisso. Para as funções que não tem cargos na Prefeitura, vamos realocar para outras funções, em um consenso com cada um de vocês. E para quem não tem qualificação para essa nova função, a Prefeitura vai arcar com a qualificação de vocês", garantiu o prefeito.

A entrada de uma empresa para a administração do SAAE foi anunciada para o dia 01 de julho deste ano. De imediato, o prefeito reuniu uma comissão e conseguiu adiar para o dia 01 de setembro. O tempo servirá para que o executivo municipal possa se organizar para absorver todos os efetivos. Presente desde o início da causa, a sindicalista Dafne Orion, representante do Sindicato dos Urbanistas, falou da iniciativa do prefeito e da Câmara de Vereadores na luta pelos trabalhadores.

"O prefeito Cacau tentou [evitar a privatização]. Nós somos testemunhas. [Marechal Deodoro] foi o único município que resistiu à privatização do SAAE: isso precisa ficar registrado. Nenhum outro [município] veio para a luta com a gente. Nós tentamos, até o último momento, manter o SAAE público. No início, conseguimos uma liminar para suspender o leilão: ninguém conseguiu isso também. Agora, a saída que estamos tentando em conjunto é para garantir o trabalho de vocês", afirmou a sindicalista.

A iniciativa contou com a ajuda da Câmara de Vereadores de Marechal Deodoro, por meio do presidente André Bocão; do Sindicato dos Urbanistas; e do presidente do SAAE, Thiago Gondim.

TRANSIÇÃO


Até o dia 01 de setembro, a Prefeitura de Marechal Deodoro irá realocar todos os servidores concursados do SAAE para Secretarias Municipais, mudando de celetistas para estatutários. A realocação dos servidores serão efetivadas, como de um concurso público, até a aposentadoria dos mesmos.

Para os cargos em que não há vagas no município, como os leituristas, o executivo ofertará opção de outras áreas e capacitações para que o servidor se adeque e se sinta confortável na nova função. Para os funcionários que não quiserem ser realocados, o Município também irá realizar um Plano de Demissão Voluntária (PDV).

"Vocês podem contar com a Prefeitura. Compromisso dito é compromisso firmado, e nunca abandonaremos o deodorense e nem o servidor público. Estamos com vocês", finalizou o prefeito.