Municípios

Motoristas de aplicativo organizam protesto contra taxas promocionais em Maceió

Manifestação terá início na Avenida Fernandes Lima, em frente ao Big Bompreço

Por Gabriela Borba (estagiária sob supervisão)* com Jornal de Alagoas 11/06/2021 14h02 - Atualizado em 11/06/2021 15h03
Motoristas de aplicativo organizam protesto contra taxas promocionais em Maceió
motoristas das plataformas Uber e 99 Táxi de Maceió vão às ruas no domingo (20) - Foto: Reprodução

No próximo domingo (20), motoristas das plataformas Uber e 99 Táxi de Maceió vão às ruas reivindicar o aumento das taxas e a interrupção das ofertas promocionais como Uberpromo e 99poupa, estabelecidas pelas empresas. Segundo a divulgação que está acontecendo nas redes sociais, a manifestação terá início na Avenida Fernandes Lima, em frente ao Big Bompreço

Os trabalhadores também trazem em pauta o sucatamento de seus veículos por conta de longas viagens e o aumento do preço da gasolina. 

De acordo com a Uber, a plataforma Promo foi criada durante a pandemia para atender quem não quer ser arriscar no transporte público por causa da covid-19 e diz que o motorista não precisa aceitar a corrida. A categoria só aparece em alguns horários, ao oferecer viagens a valores menores do que os do Uber X. A empresa afirma que o Uber Promo cumpre um papel importante ao atender pessoas que, neste momento, tem preferido evitar o transporte público. O motorista parceiro da Uber é livre para decidir se aceita ou não a viagem e, da mesma forma, ele é totalmente livre pra decidir se quer trabalhar ou não com o Uber Promo. No app Uber Driver, ele pode escolher com o toque de um botão quais são os produtos que quer atender.

Já a 99Táxi divulga que essa categoria foi criada para ser uma versão mais econômica - com desconto de 30% - disponível em horários e locais de baixa demanda, quando o movimento de chamadas não estiver alto. Segundo o site da plataforma, a 99Poupa é uma iniciativa para que o passageiro possa economizar mais e que pode ajudar motoristas parceiros com mais chamadas, complementando seus ganhos diários. 

Protestos pelo Brasil 

Em Porto Alegre, no dia 8 deste mês, os motoristas protestaram contra as promoções ofertadas pelas empresas. 

Eles também pedindo reajuste de 42% no valor das tarifas. Cerca de 150 veículos participaram da manifestação. Segundo os condutores, hoje recebem eles R$ 0,90 por quilômetro rodado. Além disso, relatam que, quando a tarifa é dinâmica, o valor acrescido não é repassado ao condutor.

Um automóvel bastante deteriorado foi colocado em cima de um guincho pelos manifestantes. Segundo os organizadores, ele exemplifica os gastos que são necessários com os carros que rodam por dois anos seguidos.