Municípios

Prefeitura da capital multa Casal por lançamento irregular de esgoto

Situação vem causando transtornos à população há bastante tempo

Por Redação com Ascom SEDET 04/06/2021 13h01
Prefeitura da capital multa Casal por lançamento irregular de esgoto
Uso de corante serve para identificar irregularidades - Foto: Ascom SEDET

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) aplicou uma multa contra a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), no valor de R$ 80.944 mil, pelo lançamento irregular de esgoto bruno em galerias de águas pluviais na Ponta Verde, na parte baixa da capital.

De acordo com a Secretaria, o problema é recorrente e não foi devidamente apurado pela gestão anterior, um agravante que tem provocado o transbordamento de esgoto em vias públicas e o despejo de efluentes no mar. A irregularidade na Ponta Verde foi detectada pela equipe de fiscalização a partir do uso de um corante em pó, na cor vermelha (foto), colocado em poços de visita (PVs).

O secretário adjunto de Meio Ambiente enfatiza que a situação vem causando transtornos à população há bastante tempo. “Esses eventos são potencialmente danosos ao meio ambiente. Estamos analisando outros processos que podem resultar em mais multas para a Casal, que é reincidente nestas infrações”, aponta Ismar Macário.

A concessionária pode recorrer da decisão e deverá apresentar um plano para compensar os danos ambientais causados. O não cumprimento das exigências implicará na aplicação das sanções previstas na legislação ambiental vigente.