Municípios

JHC quer administrar o Porto como aparelho de turismo

Prefeitura solicitou ao Governo Federal a municipalização do complexo portuário nesta quarta-feira (02)

Por Jornal de Alagoas 02/06/2021 17h05
JHC quer administrar o Porto como aparelho de turismo
JHC e Almirante - Foto: Secom Maceio

O prefeito de Maceió, JHC enviou documento ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas com o objetivo de municipalizar a administração do Porto de Maceió.

De acordo com o apontamento a legislação a respeito da exploração de portos sofreu grandes atualizações e conforme a Lei Federal N°12.815, de 2013, um dos instrumentos é a delegação da administração dos portos a Municípios e Estados.

JHC pontua em seu pedido que havendo sinalização positiva, por parte do governo federal, serão tomadas medidas para implementar uma gestão profissional e modernizada para o Porto de Maceió.

No documento enviado ao ministro, o prefeito JHC exemplifica os casos do porto de Roterdã, na Holanda, como um dos mais bem integrados à municipalidade do mundo, tanto no aspecto administrativo como no retorno social.

Projeto turístico


Em março deste ano, o prefeito JHC se reuniu com o atual administrador do Porto de Maceió, almirante Joése de Andrade Bandeira Leandro para tratar da integração do espaço portuário à cidade. Uma reunião entre eles já havia acontecido e, dessa vez, puderam conversar mais detalhamento sobre o projeto que pretende transformar o local em uma área atrativa para o maceioense e os visitantes.

“O que a gente pretende é manifestar o nosso interesse em abrir o Porto da nossa capital para que as pessoas possam também compartilhar e desfrutar das belezas da nossa cidade. Para que possam vir caminhar, passear, ver o pôr do sol, os ciclistas pedalarem aqui, contemplar toda essa paisagem da nossa cidade, para criar mais essa área pulmonar para a gente poder respirar esse ar”, disse JHC.

Para isso, no entanto, informou o prefeito, foi preciso manifestar o interesse. “A gente está vendo toda a área in loco pela segunda vez. Nessa faixa de terra já dá para passar ciclovia, um passeio, requalificar, e a Prefeitura poder administrar. Será aberto ao público e mais um ponto de visitação para os nossos turistas, o maceioense. A gente pode fazer a orla do Porto, o trajeto de farol a farol, da Ponta Verde ao Porto. Então é um projeto maravilhoso, que a gente está gestando, sonhando com isso. Claro que a gente precisa ainda vencer a burocracia, precisa de algumas etapas, mas a nossa manifestação, o nosso interesse, a nossa parte a gente vai fazer”, finalizou.