Municípios

Trabalhadores protestam neste domingo (16) na orla de Maceió

Profissionais de eventos exigem retomada do setor e auxílio emergencial

Por Tribuna Hoje 15/08/2020 11h11
Trabalhadores protestam neste domingo (16) na orla de Maceió
Foto: divulgação

A pandemia do novo coronavírus afetou inúmeros setores da economia, entre eles, um dos mais prejudicados foi o setor de eventos. Por isso, trabalhadores da área organizam um protesto pela volta dos eventos presenciais que está marcado para ocorrer neste domingo (16), na orla de Maceió. A concentração será às 7h no estacionamento do Jaraguá e iniciará o percurso que deve ir da orla da praia da Avenida até a Jatiúca às 10h.

De acordo com os profissionais, o objetivo da manifestação é que possam retornar as atividades seguindo os protocolos de segurança. Além disso, eles também reinvidicam auxílio emergencial e revisão de regras na cobrança de impostos para a classe.

“Vou tocar em três pontos básicos. Número 1: a ajuda emergencial para os mais vulneráveis que trabalham com eventos. São aqueles que não têm CNPJ, trabalham informalmente e que não foram contemplados com a ajuda do Governo de R$ 600. Ponto número 2: o Pronampe, que é um tipo de ajuda emergencial para as empresas desse segmento que dá direito à empresa ter 30% do seu faturamento anual. Você tem direito de tirar um empréstimo de 30% do seu faturamento, e as empresas de evento foram tirar e não conseguiram. Terceiro ponto: nós fomos os primeiros a parar e vamos ser os últimos a voltar. Só que tem uma coisa, os contratos de trabalho dos funcionários já voltam ao normal neste próximo mês. As empresas estão voltando, devagar, mas estão voltando. E o setor de eventos não. Já que nós somos os últimos a voltar, que aumente um pouco a carência do contrato de trabalho”, explicou o empresário e músico Alexandre Pessoa, que é um dos responsáveis pelo movimento.

A Secretaria do Estado da Cultura (Secult/AL) informou ao Tribuna Hoje que estão atuando para amenizar os impactos que a pandemia pode ter causado no setor. “Novas plataformas, projetos e movimentações surgiram com um único objetivo: auxiliar, da melhor forma possível, o profissional da cultura. Do mestre a bandas, a Secult procurou ouvir e entender melhor as demandas dos segmentos para que a atual realidade não fosse tão difícil. A Secult lançou o edital “Festival Dendi Casa Tem Cultura”, entre outras ações como ‘São João Dendi Casa’, ‘2º Festival do Rock – Dendi Casa’ e ‘Cultura Capacita Online’”, informou a secretaria.

A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) já autorizou eventos no formato drive-in, contato que as medidas de segurança sejam rigorasamente cumpridas. Quem estiver a frente dos eventos também deve assinar um termo de responsabilidade e deverá esperar a liberação da Semscs e da Vigilância Sanitária Municipal.