Municípios

Paciente deve assinar termo de consentimento para o uso da cloroquina ou hidroxicloroquina em AL

AI apresentou proposta de protocolo de manejo e tratamento hospitalar dos pacientes adolescentes e adultos com suspeita ou confirmação de Covid-19

Por Cada minuto 15/04/2020 10h10
Paciente deve assinar termo de consentimento para o uso da cloroquina ou hidroxicloroquina em AL
Foto: Reprodução

O Governo Estadual atendeu uma recomendação da Sociedade Alagoana de Infectologia (SAI) para o uso da cloroquina no tratamento de paciente contaminados com o novo coronavírus no estado. No documento, a SAI apresentou proposta de protocolo de manejo e tratamento hospitalar dos pacientes adolescentes e adultos com suspeita ou confirmação de Covid-19.

O Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (15) trouxe uma portaria da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) estabelecendo as regras para o uso e tratamento do Covid-19 utilizando as substâncias da cloroquina ou hidroxicloroquina nos pacientes em todas as unidades de saúde do estado.

De acordo com a publicação, a medicação deverá ser aplicada durante um período de cinco dias e para isso o paciente, que optar pelo tratamento, deverá assinar um termo de consentimento e esclarecimento sobre o procedimento, os efeitos colaterais e o possível resultado do procedimento. Além do paciente, o médico responsável pelo procedimento também deverá assinar o termo.

 “O Ministério da Saúde, em NOTA INFORMATIVA Nº 5/2020-DAF/SCTIE/MS, apesar de considerar o medicamento como experimental, liberou a cloroquina para uso em pacientes muito graves e entubados, a critério da equipe médica; Compreendi, portanto, que não existe garantia de resultados positivos, mas que é a medicação com melhor evidencia de eficácia no momento, porém que o medicamento proposto pode inclusive agravar minha condição clínica. Estou ciente de que o tratamento com cloroquina ou hidroxicloroquina pode causar os efeitos colaterais descritos acima, e outros menos graves ou menos frequentes, ao prolongamento da internação, à incapacidade temporária ou permanente, e até ao óbito. Também fui informado (a) que independente do uso da cloroquina ou hidroxicloroquina, será mantido o tratamento padrão e comprovadamente benéfico que inclui medidas de suporte da respiração e oxigenação, ventilação mecânica, drogas para sustentar a pressão e fortalecer o coração, hemodiálise e antibióticos, entre outras terapias oferecidas a pacientes que estão criticamente doentes”, coloca trecho do termo do paciente.

Quanto a recomendação do uso, a portaria estabeleceu da seguinte forma:

CLOROQUINA (*): 3 comprimidos de 150 mg 2x/dia no primeiro dia (900 mg de dose de ataque), seguidos de 3 comprimidos de 150 mg 1x/dia no segundo, terceiro, quarto e quinto dias (450 mg/dia)

 HIDROXICLOROQUINA: 1 comprimido de 400 mg 2x/dia no primeiro dia (800 mg de dose de ataque), seguido de 1 comprimido 400 mg 1x/dia no segundo, terceiro, quarto e quinto dias (400 mg/dia)