Municípios

Agosto Verde: SEMED realiza ações em comemoração a semana da pessoa com deficiência

Por ama al 03/09/2018 09h09
Agosto Verde: SEMED realiza ações em comemoração a semana da pessoa com deficiência
AMA AL

A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre – SEMED, realizou durante o período de 21 a 29 de agosto a Semana da Pessoa com Deficiência – Agosto Verde, com objetivo de sensibilizar, conscientizar e informar a comunidade acerca do que é realmente a inclusão e como lidar com as pessoas com deficiência.

As ações da terceira edição do “Agosto Verde” tiveram início nas Instituições de Ensino, a exemplo de palestras e apresentações. Já a SEMED, organizou dois eventos, também muito importantes para evidenciar o trabalho voltado para a inclusão das pessoas com deficiência, realizado no município.

Na terça-feira (28), no Centro Social de Campo Alegre – CESCA, ocorreu o Seminário: “Inclusão é Aceitar e Respeitar as Diferenças”, conduzido pela palestrante Professora Doutora Elisangela Leal de Oliveira Mercado, ela que é da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Presidente do Conselho Municipal de Educação de Maceió e também faz parte do Centro de Educação, e abordou o tema: “Inclusão Escolar de crianças com Síndrome Congênita do Zika e outras Deficiências na Educação”.

A palestrante destacou em sua fala que “o direito de todos à Educação não deve significar a mesma Educação para todos, pois, cada um tem suas particularidades, o que perpassa pelos princípios fundamentais da Educação Inclusiva de que todas as crianças devem aprender juntas, independente de quaisquer dificuldades ou diferenças que possam ter”.

O seminário contou ainda com a palestra ministrada pelo Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Campo Alegre e da Associação dos Deficientes Físicos de Campo Alegre – ADEFICAL, senhor Ramilsom Alexandre, que aproveitou o momento para apresentar os membros do Conselho e destacar suas atribuições, falando também sobre a ADEFICAL e colocando – se a disposição para ajudar e esclarecer dúvidas quanto aos direitos das pessoas com Deficiência.

Um dos momentos de grande emoção no evento foram às apresentações culturais das Escolas Municipais Miguel Matias e João Paulo II, com a participação dos educandos com deficiência.

Na quarta-feira (29), aconteceu em Luziápolis outra grande ação, a “Caminhada da Inclusão”, encerrando as comemorações do Agosto Verde. A concentração ocorreu nas proximidades do CRAS, seguindo para a Praça Multieventos, onde aconteceram as apresentações culturais, com alunos das Escolas Felizardo Souza Lima e Menino Jesus de Praga.

A ação contou com a participação de mais de 200 pessoas e teve como objetivo sensibilizar a população local de que as pessoas com deficiência são capazes de terem uma vida ativa, dentro de suas limitações.

Participaram dos eventos o Vereador Jura, representando o Poder Legislativo, Irisdelma Gomes, representando o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – CMDCA, Diretores Escolares, Coordenadoras das Instituições de Ensino, Professoras das Salas de Recursos AEE, Cuidadoras dos educandos com deficiência das salas regulares e técnicos da SEMED.

Segundo Gilvânia da Paz, técnica da SEMED, responsável pela Educação Especial e Inclusiva, os eventos foram bastante proveitosos, o objetivo foi alcançado, colocando em evidência este tema tão complexo e tão importante a ser debatido.

 “São momentos como estes que reafirmam o compromisso da Prefeita Pauline Pereira junto aos campo-alegrenses, contribuindo a cada dia, com ações que visam à promoção e a garantia dos direitos às pessoas com deficiência, afinal como disse Luciana Telles, a deficiência está nos olhos de quem vê“, frisou Gilvânia.