Municípios

Prefeito tenta evitar fechamento da Fábrica da Pedra

Delmirenses fazem manifestação contra desativação da indústria; governador revelou preocupação com a crise

Por Redação com www.edivaldojunior.com.br 24/01/2017 03h03
Prefeito tenta evitar fechamento da Fábrica da Pedra

O iminente fechamento da Fábrica da Pedra, em Delmiro Gouveia, mobilizou trabalhadores da empresa e moradores da cidade que realizaram uma manifestação em frente a indústria nessa segunda-feira, 23, à tarde.

No último final de semana aumentaram os rumores em torno da demissão de 420 funcionários e desativação em definitivo da fábrica, a maior indústria do sertão de Alagoas, que tem mais de 100 anos de existência.

A ameaça de fechamento também preocupa o prefeito e outras lideranças do município. Padre Eraldo (PSD), foi recebido pelo governador Renan Filho, acompanhado do deputado estadual Ronaldo Medeiros (PMDB). No encontro, ele pediu ajuda para tentar reverter o fechamento da indústria.

O registro foi feito nas redes sociais pela assessoria do prefeito: “A Prefeitura de Delmiro Gouveia informa que, após reunião entre o Prefeito Padre Eraldo e o Governador Renan Filho, que se apresenta extremamente preocupado com a situação administrativa da Fábrica da Pedra, uma nova reunião emergencial está marcada para as 18h, com Fernando Farias, Deputado Ronaldo Medeiros, Secretários de Governo, Renan Filho e Padre Eraldo”.

A reunião foi realizada na segunda-feira entre 20h e 22h, no Palácio dos Palmares. Durante o encontro que contou com a participação, entre outros, do diretor da fábrica, Luiz Anhanguera, do diretor do Grupo Carlos Lyra, Fernando Farias, foram apresentados projetos para pagamento de dívidas e reabertura da empresa.

Após a reunião com o governador Renan Filho, a diretoria do grupo Carlos Lyra, controlador da Fábrica da Pedra, ficou de anunciar um novo posicionamento nesta terça-feira, 24. O futuro da indústria continua incerto.

Um duro corte

A crise Fábrica da Pedra se agravou com um “simples” corte de energia, provocado pelo atraso no pagamento de um mês – o equivalente a R$ 1,3 milhão. O desligamento, realizado no final de março de 2016, pela Eletrobras Alagoas, gerou um problema maior do que se poderia.

A diretoria da Fábrica tentou parcelar o débito e religar a energia. Sem acordo, a empresa ficou fora de operação industrial, decretou férias coletivas. A crise resultou na demissão, em meados do ano passado, de mais de 150 dos 580 trabalhadores da indústria.

Agora, os 420 empregos que restaram estão ameaçados. Depois de mais de 100 anos de operação, uma das indústrias mais antigas de Alagoas, considerada a maior do sertão do estado, pode fechar em definitivo.

A diretoria do Grupo Carlos Lyra, controlador da Fábrica da Pedra, trabalha na captação de novos recursos, através de financiamento bancário, desde março de 2016. A operação, que seria feita com bancos internacionais ainda não foi fechada.

A decisão oficial do grupo, até o final de 2016, era de retomar a operação na Fábrica da Pedra, a partir de um novo modelo – baseado na confecção de lençóis e na venda direta, porta a porta. Esse novo modelo, no entanto, depende de novos investimentos. O grupo, que também enfrenta dificuldades nas suas operações no setor sucroalcooleiro, não conseguiu assegurar os investimentos.

Com a desativação da fábrica, as dificuldades da empresas vem aumentando a cada mês. Sem produção e com despesas crescendo, mês a pós mês, o fechamento da indústria – ainda que temporário – é uma possibilidade pra lá de real.

O agravamento da crise na indústria pode mobilizar líderes políticos do estado. O governador Renan Filho (PMDB) se comprometeu a ajudar no que for possível e chegou a declarar que a indústria não fecharia. Outros políticos, como deputado federal Givaldo Carimbão também trabalharam para ajudar na reabertura da fábrica.

O destino da empresa e dos 420 trabalhadores que ainda restam por lá está, no momento, cercado de incertezas. O mais provável agora é que a empresa desligue um número maior de funcionários até que consiga captar os recursos necessários para a retomada da operação. É isso ou o fechamento em definitivo.