Municípios

Assoreamento prejudica navegação na Lagoa Manguaba

Estudantes estão deixando de frequentar a escola por risco de acidente; nível da Lagoa chegou a 30 centímetros

Por Da Redação 26/05/2015 15h03
Assoreamento prejudica navegação na Lagoa Manguaba
Foto: Michaelle Morais

Devido ao crescente número de pontos de assoreamento na Lagoa Manguaba, em Marechal Deodoro, a Secretaria do Meio Ambiente sinalizou  com boias, nesta terça-feira (26), extensões que podem provocar graves acidentes. A situação tem impossibilitando tanto a navegação da Lagoa quanto a locomoção de crianças e adolescentes que precisam atravessar as águas para chegar à escola. 

O mapeamento realizado pela Secretaria apontou que ao todo foram indenticados 60 pontos de assoreamento causados pelo acúmulo de detritos no fundo da Lagoa. Em ação do órgão, nesta manhã, apenas 30 foram sinalizados.

De acordo com a reportagem do Jornal do Dia, da TV Alagoas, alguns pontos, mesmo estando a 150 metros do mar, estão com profundidade de apenas 30 a 40 centímetros, onde deveriam ter, no mínimo, dez metros.  

Sobre a sinalização realizada hoje, o secretário de Meio Ambiente do município, Aldo Flores, disse que "essa é uma ação onde queremos sinalizar primeiro os maiores bancos de areia. Daqui a mais ou menos 20 dias faremos o restante".

Segundo moradores do local, a sinalização é necessária, pois há um grande número de tráfego de grandes embarcações e lanchas que por não conhecer o território acabam invadindo as croas e atolam nos mangues, prejudicando os animais que vivem no local.

Antônio Braz,  capitão dos Portos, afirmou que a ação é de prevenção. "Ano passado tivemos dois acidentes com embarcações na lagoa, mas o número de embarcações de esporte recreio e motoaquáticas têm crescido bastante. Por isso queremos sinalizar e prevenir antes que acidentes graves aconteçam", afirmou Antônio.