Municípios

Dia D contra a gripe Influenza acontece nas UBS neste sábado

Por Assessoria 09/05/2015 07h07
Dia D contra a gripe Influenza acontece nas UBS neste sábado

A campanha contra a gripe Influenza (H1N1) começou em Arapiraca no início desta semana e tem ponto culminante neste sábado (9) em todas as suas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Por determinação da prefeita Célia Rocha, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará este “Dia D” para alcançar o máximo de pessoas possíveis nesta primeira etapa. 

A campanha, por sua vez, vai até o dia 22 deste mês de maio. As UBS estarão abertas das 7h às 17h e é necessário apenas levar o cartão de vacinação para esta prevenção. 

A orientação, também, foi a de as 57 equipes de Saúde da Família se mobilizarem para vacinar a população de suas áreas de abrangência, sobretudo aquelas acamadas, por ter maior dificuldade de procurarem os postos de saúde. 

A meta em Arapiraca é vacinar 48.058 pessoas, divididas por grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 5 anos; as mulheres após 45 dias após o parto; gestantes; indígenas; idosos; trabalhadores da saúde; pessoas com doenças crônicas; e detentos e funcionários do sistema prisional.

Se o indivíduo já estiver em quadro febril, apresentando tosse, coriza e dores no corpo, é importante que se procure a unidade de saúde mais próxima ou ligue para o (82) 3539-7938, se não houver equipe de Saúde da Família naquela região.

Aqueles que tiverem alergia a ovo ou hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina não devem receber a dose. A proteção dela é de aproximadamente um ano, de extrema relevância nesta chegada de inverno.

De trato simples, a Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. No entanto, ela pode ter complicações graves e até matar, se não acompanhada por especialistas. 

A campanha tem a meta de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus H1N1.