Municípios

Casal detecta alteração na água bruta do lago de Xingó

Companhia aguarda regularidade na captação de água para retomar fornecimento

Por Agência Alagoas 10/04/2015 17h05
Casal detecta alteração na água bruta do lago de Xingó
Foto: Casal

As cidades de Delmiro Gouveia (zona urbana e povoados Salgado, Lagoinha, Rabeca, Cruz, Lameirão, Peba, além de assentamentos) e Pariconha estão com o abastecimento de água suspenso. Já os municípios de Água Branca, Canapi, Inhapi, Mata Grande e Olho d’Água do Casado estão com o fornecimento funcionando parcialmente. Em Piranhas a água está chegando normalmente, devido a cidade ser abastecida por sistema independente.

 O motivo de toda essa mudança no sistema de abastecimento nessas localidades é decorrente da alteração na qualidade da água bruta contida no lago formado pela barragem Xingó, de onde a Casal capta água.

 Em caráter de urgência, técnicos da Gerência de Qualidade do Produto (Geqpro) da Casal realizaram análises da água coletada na barragem e, de forma preliminar, já detectaram alteração na cor (turbidez), PH, sódio, condutividade específica, dureza total, sólidos totais e cloretos.

 A Companhia está monitorando a água do lago para saber o momento adequado em que será possível operar o sistema e retomar o bombeamento.

 A empresa está em contato permanente com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), para obter mais esclarecimentos sobre as manchas escuras que se apresentam no leito da barragem de Xingó.

 Enquanto a situação não se resolver, a Casal está mantendo o abastecimento da região por meio de carros-pipa de forma emergencial.