Internacional

Exército dos EUA só receberá novos mísseis THAAD a partir de 2027

Segundo a agência, os estoques do sistema THAAD foram praticamente esgotados durante as operações militares contra o Irã

Por Sputnik Brasil com Redação 24/08/2026 05h05
Exército dos EUA só receberá novos mísseis THAAD a partir de 2027
Foto: © AP Photo / Alex Brandon

O Exército dos Estados Unidos só deve receber novos mísseis interceptores THAAD a partir de meados de 2027, de acordo com documentos do Pentágono analisados pela RIA Novosti.

Segundo a agência, os estoques do sistema THAAD foram praticamente esgotados durante as operações militares contra o Irã, no início de agosto. Na ocasião, diversos veículos de imprensa noticiaram que cerca de 80% dos mísseis disponíveis haviam sido utilizados.

Inicialmente, a entrega de um novo lote de 39 mísseis estava prevista para fevereiro de 2025. No entanto, os documentos do Pentágono indicam que o prazo foi adiado para abril de 2027.

O contrato referente ao Lote 13 foi assinado com a Lockheed Martin em março de 2022. Conforme dados atualizados, a produção de cada interceptor leva pouco mais de cinco anos, enquanto todo o ciclo de aquisição chega a 6,5 anos, segundo a RIA Novosti.

A última entrega de mísseis THAAD ao Exército dos EUA ocorreu em julho de 2023. O Pentágono explicou que, após a conclusão do Lote 12, a capacidade de produção foi direcionada para encomendas de exportação, o que adiou o fornecimento do próximo lote para as forças americanas.

A partir de 2027, o programa THAAD será transferido da Agência de Defesa de Mísseis para o Exército dos EUA. Paralelamente, o Pentágono planeja adquirir mais 830 interceptores e ampliar a capacidade de produção, atualmente limitada a oito mísseis por mês, ou até 96 por ano.

Por Sputnik Brasil