Internacional
Irã acusa EUA de recorrer a sanções por falta de habilidade diplomática
“O secretário do Tesouro dos EUA [Scott Bessent] gabava-se de ‘estrangulamento’ do Irã por meio de sanções econômicas
Os Estados Unidos recorrem a sanções econômicas sempre que são incapazes de adotar a via diplomática, transformando essa prática em um hábito e até mesmo em dependência, afirmou Esmaeil Baghaei, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã.
“O secretário do Tesouro dos EUA [Scott Bessent] gabava-se de ‘estrangulamento’ do Irã por meio de sanções econômicas. Para além da ênfase, essa declaração é um testemunho claro da dependência obsessiva dos EUA em relação às sanções. Sempre que Washington não consegue usar a diplomacia, recorre às sanções; e, quando essas sanções falham, apenas intensifica as medidas. Isso já não é mais ‘política’ – tornou-se um ‘hábito’; e o mais perigoso é o vício, que substituiu o próprio pensamento”, escreveu Baghaei na rede social X.
O porta-voz acrescentou ainda que o Irã já demonstrou, ao longo de décadas, que não pode ser sufocado por tais medidas. Ele advertiu as autoridades norte-americanas de que, ao insistirem nesse hábito, podem acabar sufocando suas “últimas chances de uma saída menos humilhante da crise que eles mesmos criaram”.
O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, havia anunciado anteriormente o cancelamento de ataques ao Irã devido à possibilidade de um acordo envolvendo a abertura do estreito de Ormuz e negociações sobre o programa nuclear iraniano. Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Irã, o país e Omã chegaram a um consenso sobre as nuances geográficas da rota de passagem de navios pelo estreito de Ormuz.
Por Sputnik Brasil
