Geral

Levantamento mostra Alagoas em penúltimo lugar do Nordeste na vacinação contra a Covid-19

Por Redação com Gazeta Web 15/05/2021 11h11
Levantamento mostra Alagoas em penúltimo lugar do Nordeste na vacinação contra a Covid-19
Foto: Carla Cleto

Alagoas fechou a sexta-feira (14) em penúltimo lugar em vacinação contra a Covid-19 da região Nordeste. É o que aponta o levantamento feito pela Comissão Nacional de Acompanhamento da Vacinação Covid-19 da Unale [União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais].

Os números revelam que, no Estado, 513.718 pessoas haviam recebido a primeira dose da vacina até essa sexta, o que representa 15,4% da população. O percentual é baixo em relação aos demais entes nordestinos.

Só o Maranhão está atrás de Alagoas neste índice. Lá, mais de 1 milhão de pessoas receberam a primeira aplicação, o que equivale a 14,5% do total de habitantes do Estado.

Todos os demais estados do Nordeste estão mais avançados. A Bahia está no topo da região, com 19,3% da população vacinada contra a Covid-19. São 2,8 milhões de baianos que receberam a primeira dose de esperança.

Em relação à segunda dose, a situação de Alagoas se repete: está na penúltima posição entre os nordestinos, só ganhando do Maranhão. Aqui, foram aplicadas, até essa sexta, 235.743 doses (na segunda aplicação), chegando a 7,1% do total da população. Neste quesito, a Paraíba é a mais avançada: com taxa de 9,4%.

O Mato Grosso do Sul é o estado que lidera o ranking de vacinados: 23,3%. Em segundo, aparece o Rio Grande do Sul, com 23,2%.