Geral

Semarh alerta risco de alagamentos e pancadas de chuva nesta sexta-feira (14)

Chuvas podem gerar acumulados significativos no Litoral e Zona da Mata de Alagoas

Por Redação com Ascom Semarh 14/05/2021 10h10
Semarh alerta risco de alagamentos e pancadas de chuva nesta sexta-feira (14)
Imagem de satélite mostra a atuação do sistema Ondulatório na região alagoana. Foto: Ascom Semarh

A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu um alerta meteorológico, na tarde dessa quinta-feira (13), para as condições favoráveis à ocorrência de pancadas de chuva que podem gerar acumulados significativos no Litoral e Zona da Mata de Alagoas, as condições podem se estender pelo menos até esta sexta-feira (14).

O Alerta destaca que há risco elevado de movimentação de massa em áreas de encosta, alagamentos em áreas urbanas impermeabilizadas e transbordo de pequenos rios e riachos, além do risco de elevação dos níveis dos rios na região norte de Alagoas, com atenção especial ao Rio Jacuípe.

“É um sistema chamado de Distúrbio Ondulatório de Leste, ou Onda de Leste, ele estava bastante intenso nos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, mas se intensificou, e passou a atingir o Norte de Alagoas. Por isso foram emitidos este Alerta Meteorológico, por existir um alto risco de alagamento em municípios do Litoral Norte e na Zona da Mata”, explicou o coordenador da Sala de Alerta, Vinícius Pinho.

A Sala de Alerta está monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento, é importante destacar que a chuva prevista para estas áreas será localizada, por isso, a precisão da localização e intensidade poderá ser prevista apenas com algumas horas de antecedência, mediante o monitoramento contínuo.