Geral

Novo decreto deve ser divulgado nesta terça-feira (11)

Governador vai se reunir ainda hoje com a equipe da Secretaria de Saúde para definir novas medidas de distanciamento

Por Gabriela Borba (Estagiária sob supervisão)* com Jornal de Alagoas 10/05/2021 14h02
Novo decreto deve ser divulgado nesta terça-feira (11)
Foto: Reprodução

Na manhã desta segunda-feira (10), durante coletiva para apresentar os números da segurança no primeiro quadrimestre de 2021, o governador Renan Filho (MDB) anunciou que o novo decreto para definir as medidas de distanciamento social devem ser divugadas amanhã (11) à tarde. O decreto em vigor é válido até às 23:59 desta terça-feira. Segundo o gestor, ele vai se reunir com a equipe da Secretaria de Saúde na tarde de hoje e amanhã para estabelecer as novas regras. 

Renan Filho antecipou que o estado obteve uma redução de óbitos na última semana epidemiológica - encerrada no último sábado (08)- entretanto, após a flexibilização do decreto, não houve redução na ocupação de leitos. Esses fatores devem influenciar na elaboração das novas medidas.

O gestor salientou que Alagoas é o Estado do Nordeste com menor número de mortes, em números absolutos, e o terceiro no Brasil para grupos de 100 mil habitantes.

Vacinação 

Segundo o governador Renan Filho, ainda hoje (10) chegarão ao estado mais 18.720 doses da vacina Pfizer, destinadas à gestantes e puerpéras, além de pessoas com deficiências mais graves. 

O governador também espera que, durante esta semana, o estado regularize a o cronograma das vacinas Coronavac, após o que Renan chamou de "pixotada" do Ministério da Saúde, que recomendou que os estados utilizassem os lotes para segunda dose do imunizante como a primeira e em seguida suspender o envio do imunizante. "Vamos seguir trabalhando na vacinação, que é o melhor caminho para vencer essa crise", disse.