Geral

Covid-19: Alagoas deve comprar vacina russa Sputinik V

Negociações são conduzidas pelo Consórcio Nordeste, que quer adquirir 50 milhões de doses

Por Redação com Blog do Edivaldo Junior 25/02/2021 15h03
Covid-19: Alagoas deve comprar vacina russa Sputinik V
Renan Filho reafirmou que o Estado já provisionou recursos para a compra de vacinas (Foto: Márcio Ferreira)

Após a decisão do Supremo Tribunal Federal, de liberar Estados e Municípios de poderem comprar e fornecer à população vacinas contra o coronavírus, o Governo de Alagoas deve escolher o Instituto Gamaleya para comprar as doses da vacina contra Covid-19. A vacina que deve ser escolhida é a russa Sputinik V, de acordo com o blog do jornalista Edivaldo Junior. 

A vacina tem eficácia de 91,6% (segundo melhor desempenho do mercado no momento) e 100% de proteção para casos graves, sem efeitos adversos graves, sem fortes reações alérgicas e pode ser armazenada a temperaturas entre +2 e +8C. Em relação as principais concorrentes (Pfizer, Moderna), outra vantagem é que o preço da russa, abaixo de US$ 10 por dose,  menos da metade dos principais concorrentes.

As negociações para a compra a vacina contra a Covid-19 estão sendo conduzidas pelo Consócio Nordeste, do qual Alagoas faz parte. O Consórcio negocia a compra de até 50 milhões de doses com o Gamaleya. Mas ainda não há confirmação da compra ou da quantidade de vacinas disponíveis.

Na quarta-feira (23), o governador governador Renan Filho informou que “se houver vacinas à venda, Alagoas vai comprar”. E quantas? “Quantas tiverem para vender”, resumiu o chefe do Executivo, Renan Filho, por aplicativo ao jornalista.

A expectativa é de que o Estado compre o suficiente para vacinar ao menos 10% da população – algo em torno de 300 mil pessoas ou 600 mil doses. Até porque Alagoas continuará recebendo, ainda que aos poucos, as vacinas do Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde.