Geral
Polícia Federal de Alagoas terá novo superintendente
Delegado Ronaldo Guilherme Campos assume o comando da instituição no estado após atuação em Roraima
A Superintendência Regional da Polícia Federal (PF) em Alagoas terá um novo comando. O delegado Ronaldo Guilherme Campos foi designado para assumir a função, substituindo Bruna Rizzato Barbosa, que estava à frente da unidade desde junho de 2025.
A mudança foi oficializada por portarias do Ministério da Justiça e Segurança Pública publicadas nesta segunda-feira (31), no Diário Oficial da União (DOU). A Portaria de Pessoal nº 1.238 designa Campos para o cargo de superintendente regional da PF em Alagoas e também formaliza sua dispensa da função que ocupava anteriormente. Já a Portaria nº 1.237 registra a saída de Bruna Rizzato Barbosa do comando da unidade.
Quem é o novo superintendente?
Ronaldo Guilherme Campos chega a Alagoas após atuar na Superintendência Regional da PF em Roraima. Delegado de Polícia Federal desde 2003, ele possui mais de duas décadas de atuação na instituição e já ocupou cargos de chefia e direção em diferentes unidades.
Campos é bacharel em Direito pela Universidade Presidente Antônio Carlos e possui formação para delegado pela Academia Nacional de Polícia. Também tem MBA em Gestão Pública pela Universidade Anhanguera e cursos de aperfeiçoamento em gestão estratégica pela Copenhagen Business School e em liderança e motivação pela University of Michigan.
Antes de ingressar na Polícia Federal, atuou como militar do Comando da Aeronáutica entre 1987 e 2002.
Na PF, foi chefe das delegacias de Guajará-Mirim (RO) e Cruzeiro (SP), além de ter comandado a Delegacia de Migração da Superintendência em Santa Catarina. Também exerceu funções de direção no Tocantins, onde foi delegado regional executivo e superintendente regional substituto.
Em Brasília, trabalhou em áreas relacionadas a assuntos sociais e políticos, direitos humanos e defesa. Entre 2015 e 2020, foi chefe da Delegacia da Polícia Federal em Juiz de Fora (MG).
A trajetória de Campos também inclui atuação na área de direitos humanos. Em 2015, ele participou como palestrante de um curso de formação para policiais de Cabo Verde promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).
Ele também atuou como professor da Academia Nacional de Polícia em disciplinas relacionadas a Direitos Humanos e Ordem Social e Política.
